Mac os

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema operacional Unix

Há mais de 40 anos o Ken Thompson sentou-se em frente a um terminal de computador e começou a trabalhar numa forma de fazer seu jogo favorito funcionar em uma máquina mais barata. Um mês depois, a brincadeira produzia nada menos que um novo sistema operacional. Nascia o Unix, um dos sistemas operacionais mais influentes da história da computação - e ainda hoje naativa, sendo a base da internet, dos sistemas de tecnologia de grandes corporações e até de aparelhos que você usa no dia-a-dia.
Como usuários de PCs, somos tentados a pensar que a computação mundial é quase que totalmente controlada pelo sistema operacional Windows. Isso se deve ao fato de o software da Microsoft ser, realmente, o mais popular "motor" para os computadores pessoais e estações detrabalho.
Entretanto, apesar de o Windows estar mais perto dos olhos, existe uma importante parcela de dispositivos e computadores "escondidos" que, ainda hoje, fazem uso de alguma variante de Unix para funcionar - algumas muito perto de nós.
Criado inicialmente como sistema operacional acadêmico e de pesquisa, o Unix tomou de assalto as grandes empresas na década de 1980, quando passou a serempregado em servidores, bancos de dados e outros sistemas corporativos. Em termos simples, os "servidores" são aqueles computadores, nas empresas, que fazem funcionar o e-mail, a reserva de passagens aéreas ou o armazenamento de arquivos. Não por acaso, praticamente toda a infraestrutura da internet é baseada em equipamentos com um sistema operacional desse tipo. Embora ameaçado pelo Windows Server, afatia de mercado do Unix ainda é significativa.
Djanira Vicenzy, diretora da Vytech, um dos mais tradicionais centros de treinamento Unix de São Paulo, não vê queda no uso do Unix nas empresas. "Quando comecei a trabalhar com Unix, em 1984, achei que era um sistema operacional que teria perto de dez anos de vida. Passaram-se os dez e mais dez e mais alguns, e eu só vejo seu crescimento. É claroque a tecnologia tem evoluído muito rapidamente e não dá para prever o tempo de reinado do Unix, mas creio que acompanhará o crescimento e mudanças do mercado de tecnologia e estará por aí por muito tempo".
A atualidade e, ao mesmo tempo, maturidade do Unix fazem dele uma plataforma sólida e multiuso. Mesmo com o crescimento de seu principal concorrente não-Unix, o Windows, a criação de Thompson,Kernighan e Ritchie não irá desaparecer tão cedo.
Em uma pesquisa feita pela ComputerWorld, apenas 12% das empresas participantes, de um total de 211 questionadas, tinha planos imediatos para migrar do Unix para um outro sistema. E 47% das empresas veem o Unix como "um sistema operacional essencial e que ainda será usado em larga escala" nos próximos cinco anos.
Vicenzy faz coro: "Eu tenho muitopouca notícia (na verdade, só uma) de um cliente que mudou de plataforma de hardware e colocou Windows. Depois fiquei sabendo que se arrependeu".

Ken Thompson (esq.) e Dennis Ritchie, criadores do Unix, trabalham em um computador DEC PDP11 e dois terminais Teletype modelo 33

Além dos servidores
A versatilidade do Unix o levou muito além dos servidores. Por exemplo, o popular Linux leva afilosofia Unix para o "computador de casa". Além disso, o atual sistema operacional da Apple, o Mac OS X, também é um tipo de Unix, portanto todos os Macs modernos ainda mantêm viva a chama do velho sistema (e são certificados como tal, segundo documento disponível em tinyurl.com/2vbooa).
Dentro de muitos telefones celulares, como o iPhone e o Palm Pre, rodam sistemas operacionais Unix. O WebOS, oChromeOS e o Android são todos baseados nele. Milhares de sistemas embarcados em aeronaves, aparelhos de GPS, máquinas industriais e mesmo televisores são equipados com alguma versão do sistema operacional.
A própria web como a conhecemos nasceu nesse ambiente: numa estação de trabalho NeXT do CERN (Organização Européia de Pesquisa Nuclear), na Suíça. Mesmo o Windows tem partes do Unix dentro...
tracking img