Luz e cor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
or
LUZ - COR - TINTA

A cor é a música dos olhos.
Goethe

Tintas de diferentes cores e suas composições são instrumentos que auxiliam a transformação de um suporte em impresso.
A película de tinta depositada sobre um suporte resulta na cor, intensidade è brilho da imagem.
A relação tinta-papel abrange uma série de aspectos que devem ser cuidados para que seja obtido umresultado harmonioso.

FÍSICA DA COR


ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

A luz é constituída de ondas eletromagnéticas. Pertencem à família das ondas eletromagnéticas, além da luz, também a corrente elétrica, ondas de rádio e televisão, os raios alfa e as radiações cósmicas.
0 comprimento de onda das oscilações eletromagnéticas varia entre 1000 quilômetros e frações de milicrom. As oscilaçõesdas ondas eletromagnéticas visíveis, portanto a luz, variam de comprimento entre 400 e 700 nm (nanômetros) ou milimicra.
A luz branca compõe-se de oscilações eletromagnéticas de diferentes comprimentos de onda, perceptíveis ao olho, como cores distintas.


[pic]






As oscilações eletromagnéticas (radiações) divergem entre si
por seus diferentes comprimentos de onda(freqüência).

Na luz branca estão contidas todas as cores visíveis, portanto a cor é apenas uma parte da luz branca. Mediante a refração da luz branca em um prisma de cristal se produz o espectro. 0 espectro é a separação das radiações contidas na luz; sua ordem é sistemática, segundo o comprimento de onda.


[pic]

Diferentes longitudes de ondas.As cores do espectro são azul-violeta, azul-ciano, verde, amarelo, vermelho-laranja e vermelho. As cores de um só comprimento de onda se chamam monocromáticas. 0 magenta não está contido no espectro devido ao fato de não ser monocromática. Obtém-se o magenta sobrepondo-se a projeção dos extremos, ou seja, o vermelho-laranja e o azul-violeta.












[pic]


Passagemda luz branca através de um prisma, sua decomposição
e projeção sobre uma tela branca.









TEMPERATURA DE COR E ANÁLISE ESPECTRAL

As radiações visíveis, materiais incandescentes ou combustíveis podem se decompor em espectro. Cada matéria produz uma curva de emissão característica. Com esta curva faz-se a análise espectral. 0 corpo negro é um corpo oco que emite oscilaçõeseletromagnéticas visíveis, através de uma abertura, mediante aquecimento.

[pic]



A cor de uma luz pode ser designada indicando-se a temperatura do corpo negro. Graus Kelvin é uma escala que corresponde a Celsius, porém, começando do ponto zero absoluto, isto é, menos 273 °C.

0 CORPO NEGRO

Em uma temperatura de cor entre 5.000 e 3.500 espectrais, o espectro está mais oumenos nivelado em todas as zonas espectrais.
Acima desta temperatura de cor aumenta a irradiação das ondas curtas violeta de maneira que exista predominância nas irradiações das ondas compridas.


NATUREZA DA LUZ EMITIDA

Duas noções estão diferentemente ligadas à emissão da luz:
a) Composição espectral da luz - o espectro emitido por uma fonte de luz determinada é a sériedas cores obtidas analisando-se a luz em suas diferentes longitudes, por meio de um prisma ou uma rede de difração.
b) Temperatura da cor - toda a radiação luminosa que se encontra com um objeto dá lugar a um intercâmbio de energia com ele.
Isto quer dizer que a energia radiante é absorvida e reemitida pelo objeto iluminado. Por regra geral, uma primeira parte dos raios luminososincidentes é refletida pela superfície dos corpos que se encontram, uma segunda parte é absorvida na massa dos mesmos e uma terceira parte é transmitida.
Nos corpos de grande densidade ótica esta etapa é praticamente nula e a luz não é totalmente absorvida.
Por exemplo, uma superfície metálica, perfeitamente polida tem um poder de absorção bastante reduzido, contrariamente às superfícies...
tracking img