Lupo 90 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC

ANDRÉIA MELO
ELAINE ZANELLA
LEONARDO MACHADO
NATÁLIA VILAR
ROGÉRIO HUNGARO
STEPHANI ARAÚJO

PROJETO EXPERIMENTAL
60 ANOS COOP - COOPERATIVA DE CONSUMO
AGÊNCIA IDEA’L

SANTO ANDRÉ
2012
1. Lupo 90 anos
A história teve início na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo, quando Henrique Lupo procurava um novo empreendimento como alternativamais rentável para sustentar seus filhos. Em março de 1921, ele fundou a empresa, cujo nome fantasia era Meias Araraquara, instalando a improvisada linha de produção artesanal na própria casa da família, inicialmente a pequena empresa fabricava apenas meias masculinas.
Somente em 1937 a empresa adotou o nome de Meias Lupo. Uma década mais tarde, a Lupo já era a maior fabricante brasileira de meiasmasculinas, todas feitas em 100% algodão e com a mais alta qualidade. Este ano também foi marcado pelo recebimento das primeiras amostras do nylon, o fio sintético que viria a revolucionar o mercado de meias no mundo todo. Na década de 60 foram adquiridas as primeiras máquinas para a fabricação de meias femininas e nos anos seguintes a Lupo se especializou cada vez mais, diversificando sua linha demeia para vestir toda a família e para todas as ocasiões.
Em 1987, a empresa passou a se chamar apenas Lupo S/A, retirando assim a palavra “meias” do nome, mostrando assim a intenção de ingressar em outras categorias de produtos. No ano seguinte lançou a famosa Meia da Loba amparada por uma brilhante campanha publicitária que aumentou significativamente a participação da Lupo no mercado demeias-calça. Mesmo sendo líder absoluta no setor de meias, a empresa entrou em crise no final desta década. Para reerguer a empresa, de imediato ela cortou 20% dos funcionários e a produção dos modelos de meia com margens negativas. Depois, iniciou a expansão da linha de produtos, que já havia sido iniciada dois anos antes com o lançamento de uma confortável linha de cuecas. Na sequencia a empresaadquiriu equipamentos de ponta e lançou as peças sem costura.
A estratégia de expansão contou ainda com a inauguração de lojas de varejo, com a primeira delas sendo aberta em São Paulo em 1994, reunindo em um mesmo espaço todos os produtos fabricados pela Lupo, pois grande parte dos consumidores não tinha acesso a toda linha de produtos da marca. A empresa também aumentou sua participação no mercadoexterno, tendo como principal consumidor países da América do Sul. Novas tecnologias originaram novos produtos nos anos seguintes, lingeries, pijamas, blusas e roupas esportivas para ginástica como bermuda e top.
Dez anos depois da abertura de sua primeira loja, em 2004 foi inaugurada no luxuoso shopping Iguatemi sua centésima unidade. Pouco depoi, em 2006, a empresa criou mais um canal de vendaao lançar sua loja virtual. Desde agosto de 2009, a Lupo passou a ser fornecedora de materiais esportivos, e se tornou a patrocinadora FIFA.
A Lupo atua no segmento de tecidos e seu público varia entre homens e mulheres de todas as idades. A marca possui 50% de Market share, por causa de sua presença em 30 países e expõe mais de 400 mil ponto de venda entre lojas exclusivas e multimarcas. Seuposicionamento hoje é de uma empresa de grande porte e considerada a melhor do setor e líder do mercado, Atualmente aliou seu produto a marcas famosas, fabricando cuecas para grifes como Zoo,p, Cavalera, TNG e até para a tradicional Calvin Klein, para marcas esportivas, a Lupo tem parceria com a Reebok e Speedo e esses licenciamentos representam 30% das receitas da empresa com moda íntima.
Suaevolução visual aconteceu no decorrer dos anos, no mês de dezembro de 2009, a Lupo apresentou seu novo logotipo e comunicação visual. O novo logotipo foi completamente remodelado, ganhou nova fonte na escrita e um traço azul-claro junto com a letra “L”, agora arredondada mostrando o formato da meia sendo colocada no pé.

Uma campanha muito importante da Lupo foi seu vídeo institucional, com...
tracking img