Lubrificantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVOS

O objetivo do trabalho é fazer uma definição dos problemas potenciais dos lubrificantes, de forma que seja possível identificar os problemas de um lubrificante, abordando funções na qual o lubrificante intitulado como especial possa ser atuante indispensável. O que determinará a característica especial do lubrificante é sua utilização de forma específica, que se apresenta de formaexclusiva para uma atividade pré-definida.
O lubrificante intitulado adjetivamente como especial terá que ser qualificado em exclusivo processo de atuação, em exclusivos setores de mercado, ou máquinas onde sua utilização é de específica importância, comprovando assim que aquele lubrificante ou aquela lubrificação de peculiaridades seja extremamente necessária e não substituível com a mesmaeficácia.

CONCLUSÕES

Considerando a definição de especial e específico podemos observar que é necessário para o mesmo ter uma característica própria que o diferencie de outros, tornando de extrema necessidade ou importância para o processo no qual está sendo empregado, tal característica confere ao lubrificante um caráter exclusivo, que relaciona-se com aquele tipo de atividade.
Foi possívelobservar que lubrificantes especiais podem atender determinadas fases de um processo, suprindo as necessidades existentes no mesmo de forma que não poderia simplesmente ser substituído por outro tipo de lubrificante qualquer. Conforme apresentado no desenvolvimento do trabalho, alguns processos apresentam características extremas como é o caso do processo de obtenção do ferro gusa, na fase delaminação que consiste no prensamento do material que encontra-se sob altas temperaturas, pelos cilindros, difundindo o material em seções com menores quantidades, nesta fase o equipamento apresenta a necessidade de evitar que o material laminado grude no cilindros, sendo necessário portanto, um lubrificante que trabalhe sobre a ação de um líquido refrigerante, altas temperaturas e pressão, e para taldetermina-se como lubrificante o óleo de dendê, que atende tais necessidades.
A multifuncionalidade de um produto também o faz ser especial, considerando sua aplicação pode ocorrer para diversas finalidades, bem como diversas fases de um processo. Sendo assim um lubrificante para ser considerado especial deverá ter atender a uma necessidade da indústria ou de uma fase do processo, de forma que omesmo não poderá ser substituído por um outro tipo de lubrificante qualquer.

LUBRIFICANTES

Lubrificante é qualquer material que, interposto entre duas superfícies atritantes, reduza o atrito. Ao decorrer do trabalho vão ser caracterizados lubrificantes especiais, mas para uma melhor compreensão das características de lubrificantes que desempenham funções especiais em suas aplicabilidades veremosa relação de atrito e lubrificante.
O atrito é uma designação genérica da resistência que se opõe ao movimento. Encontramos o atrito em qualquer tipo de movimento entre sólidos, líquidos ou gases. O menor atrito que existe é dos gases, vindo a seguir o dos fluidos e, por fim, o dos sólidos. Como o atrito fluido é sempre menor que o atrito sólido, a lubrificação consiste na interposição de umasubstância fluida entre duas superfícies, evitando, assim, o contato sólido com sólido, e produzindo o atrito fluido. É de grande importância evitar-se o contato sólido com sólido, pois este provoca o aquecimento das peças, perda de energia pelo agarramento das peças, ruído e desgaste.
Para estudo de lubrificantes especiais é preciso saber de forma geral algumas análises realizadas com oslubrificantes:
* Densidade; é um número que define o peso de um certo volume de uma substância quando submetida a uma determinada temperatura. A densidade de uma substância é a relação entre o peso do volume dessa substância medido a uma determinada temperatura e o peso de igual volume de outra substância padrão (água destilada), medido na mesma temperatura.
* Viscosidade; é a principal...
tracking img