Lubrificantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tudo começou no Antigo Egito, com a necessidade de “transportar” colossos e blocos para a construção de Esfinges e Pirâmides. Como a lubrificação era desconhecida, os escravos egípcios usavam galhosde arvores para arrastar e puxar os trenós com aproximadamente 60 toneladas de blocos. A função dos galhos de arvore (roletes) era reduzir o atrito de deslizamento entre o trenó e o solo,transformando-os em atrito de rolamento.
O primeiro 1° vestígio de lubrificação foi encontrado nas rodas do trenó que pertenceu a Ra-Em-Ka (Rei do Egito), comprovado por análise, que o lubrificante era sebo deboi ou de carneiro, concluindo assim que o Antigo Egito utilizou-se deste sebo, como lubrificante para facilitar o deslizamento dos trenós.
Desde o Antigo Egito até os dias atuais, os lubrificantestem papel fundamental para várias civilizações, sendo usados para lubrificar os eixos das bigas na Grécia, ou lubrificando os portões dos castelos e carruagens na Idade Média e com o fenômeno daPrimeira Revolução Industrial que provocou a mecanização da indústria e dos transportes e o crescimento das máquinas têxteis foi utilizado para o bom funcionamento das máquinas.
A lubrificação consiste naformação de uma película adequada que impede o contato direto entre duas superfícies que se movam relativamente entre si, reduzindo ao mínimo, o atrito entre as partes. Os lubrificantes são divididosem:
• Sólidos – também conhecidos como lubrificantes a seco, esses não usam um meio liquido, mas também são capazes de proporcionar a lubrificação. Os lubrificantes sólidos tem maior eficiênciacontra a oxidação e contra a degradação térmica e ainda apresentam outras vantagens em relação aos demais lubrificantes, por exemplo: a capacidade de operar em temperaturas extremas, bem como propicia umaoperação limpa porque a sujeira e os restos não ficariam depositados no local lubrificado, como no caso do óleo ou da graxa. Os lubrificantes a seco são frequentemente utilizados em vias férreas,...
tracking img