Atividade ead aula tema 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Anhanguera de Santo André






DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO




Curso: Ciências Contábeis – 5º Semestre A






Santo André
2012
AULA-TEMA 3
Atividade Colaborativa

Procure em jornais e revistas de grande circulação (Estadão, Folha, Veja, Época, Exame) informações sobre PIB per capita, IDH, concentração de renda, condições detrabalho, educação e hábitos de consumo da população da China.
Em seguida, busque informações sobre a pauta de exportação e de importação da China, empresas mais importantes, produtos exportados para o Brasil, entre outros fatores.
Escreva um texto, listando os dados e informações que encontrar e comente como esses resultados podem ajudar ou não na competitividade da empresa que está assessorando.A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 7,46 trilhões ou 47,15 trilhões de iuanes em 2011 (com crescimento de 9,2%), fazendo deste país a segunda maior economia domundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.687.
Em relação à concentração de renda, com a liberalização econômica, foram criadas, nas áreas litorâneas, mais de 10 Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), onde floresce a economia de mercado com aparticipação de empresas e capitais internacionais. Atualmente, a China é considerada, pelos Estados Unidos da América, um país "comercialmente privilegiado", o que amplia as cotas de importação de produtos chineses para os mercados norte-americanos. Além disso, com lojas que ultrapassam 4 mil m² e com uma infinidade de produtos, fazer compras está se transformando em passeio para os chineses da classemédia. Além de estratégias tradicionais como localização e preço baixo, os hipermercados adoraram o “Total shopping experience”, que incorpora ao espaço: restaurantes, cinemas, lojas de departamentos e cafés.
Uma das maneiras encontradas pelo Partido Comunista Chinês (PCC) foi de oferecer atrativos para a entrada de recursos em forma de investimentos no país, principalmente para as cidadesexportadoras da costa chinesa, esse estímulo está na grande oferta de mão-de-obra de baixo custo, isso devido à abundância existente na maior população mundial.
O incremento de grandes grupos empresariais atraídos pela oferta de mão-de-obra tem colocado um arsenal de produtos de procedência chinesa em âmbito mundial. No entanto a condição de trabalho dos chineses muitas vezes não atende ás condiçõesmínima de trabalho (carga horária, salário, condições de trabalho, etc.), em vários casos esses fatores ferem e violam os direitos humanos.
Na China adota-se o sistema de nove anos de estudo obrigatório.
- 99,1% na escola primária;
- 92,3% na escola intermediária (do sétimo ano até o nono ano);
A taxa de abandono de estudo era 0,55% na escola primária e 3,21% na escola intermediária. Após o nonoano escolar, o índice de continuidade era de 51,2% até o ano 2000. Após os 15 anos, a taxa de analfabetismo era de 6,72%.
Até o final do ano 2000, havia 553.622 escolas primárias e 1.041 faculdades e universidades na China. No ano 2000, havia 10,9 milhões de professores formados e 219,4 milhões de estudantes universitários e alunos em geral.
O povo chinês já possui atitudes capitalistas, comoo consumismo, uso crescente do cartão de crédito, celular e carro, elementos que produzem status na China.
Apenas quatro capítulos da Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM, que englobam basicamente soja, minério de ferro, produtos siderúrgicos e óleo de soja, responderam por 67,53% das exportações brasileiras destinadas à China: o capítulo 12 (sementes e frutos oleaginosos), que participou com...
tracking img