Lorca espanha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRICO DA FAMÍLIA SANCHES



Lorca - Espanha:




Numa casa humilde, o agricultor JUAN SANCHES OLIVA (18-01-1872) vive com sua família composta pela esposa MARIA MATHEUS e pelos filhos ISABEL ( nascida no ano de 1900) e FRANCISCO ( nascido em 1902). Num terreno montanhoso, seco e de muitas pedras, distante uns 15 km da cidade, Juan planta cereais como: trigo, cevada, aveia,grão-de-bico e frutos como figos, olivas e amêndoas. Também cria ovelhas e cabras. Após tirar da colheita o gasto da casa, vende o que sobra para comprar o restante necessário para o sustento da família.

Homem da terra, Juan, com suas mãos calejadas e fortes, só sabia lidar com agricultura: preparar a terra, plantar e colher.

Quando os filhos tinham 4 e 2 anos, respectivamente, Juan ficaviúvo. Sozinho, com dois filhos pequenos e tendo que trabalhar, pede para sua irmã cuidar de Isabel (4 anos) e esta passa a morar com sua tia e madrinha. Francisco, então com dois anos, é confiado à avó materna, mas como não se acostuma com a nova família, o pai decide cuidar dele sozinho, o que faz por quase três anos. Quando ia trabalhar na roça, o pai levava o pequeno Francisco com ele. Não erapossível, porém, levar essa vida por muito tempo. O menino precisava de uma família, necessitava de cuidados maternais. Assim, quando o menino tinha 4 anos, Juan resolve casar-se com a bela EMILIA DIAS MORENO (28-02-1885), uma moça que morava em Águilas, cidade próxima de Lorca. A filha Isabel, já acostumada com sua tia e madrinha, continua morando com essa família.

Emília, com toda suadoçura e bondade, recebe o enteado como a um filho e passa criá-lo como se fosse seu realmente.
Mas Francisco não é filho único por muito tempo. Aos 5 anos ele ganha um irmão: José.
Aos seis anos, Francisco começa a trabalhar como pastor de ovelhas, trabalho que executava desde a manhã até ao anoitecer, de segunda a segunda, com sol, chuva, frio ou calor. Assim mesmo o pai não descuida de suaeducação. Como não havia escolas por perto do sítio onde moravam, um professor foi contratado para ministrar aulas em casa.

Em 1910, a família recebe mais um membro. Nasce Rosa, a primeira menina de Emília. Com a família maior, Juan pensa em aumentar seus ganhos, e para isso arrenda mais um pedaço de terra de seu pai. No primeiro ano tudo deu certo, a colheita foi boa e deu algum pequeno lucro.No ano seguinte, porém, uma grande seca acabou com tudo, matando as plantações e os animais. Para completar, em 1912, nasce mais uma garotinha: Dolores.

Nessa época a vida está cada vez mais difícil, pois a Europa toda está em polvorosa, na iminência da 1ª Guerra Mundial, a qual realmente explode em 1914. Juan vê sua família crescer e a situação ficar cada vez mais precária. Já não consegueretirar da terra o sustento necessário para sua prole, e o medo da guerra apavora a todos.

Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, o Brasil começa despontar para a Europa, abrindo seus braços para os trabalhadores do Velho Mundo. É uma terra nova, onde não falta chuva, a terra é fértil e está em pleno desenvolvimento do ciclo do café, necessitando de muita mão-de-obra. A crença entre oseuropeus era de que aqui estava um novo Eldorado. O Serviço de Imigração do Brasil acenava com empregos certos nas Fazendas de café e facilidades para chegar até elas. Era uma esperança de enriquecimento rápido e de uma vida melhor .

Juan Sanches Oliva, com a família grande para sustentar, com vontade enorme de trabalhar, resolve tentar a sorte no Brasil. Com a certeza de que aquienriqueceria rápido, deixa na Espanha, entregue aos padrinhos com quem já vivia, a filha mais velha , Isabel. Tinham a esperança, e quase certeza, de que retornariam em breve, depois de “fazer a América”, para levar uma vida sossegada em sua terra natal.

Assim, a família, composta de Juan, Emília, Francisco, José, Rosa e a recém-nascida Dolores, com apenas 3 meses de idade, partem de Águilas,...
tracking img