O tragico e a tragicidade em yerma de lorca e medeia de euripedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Yerma possui uma estrutura simples, prosaica. A primeira vista pode parecer que não tem muito a ver conosco porém, há uma certa tensão dramática.
Tanto em Yerma e Medeia, há uma dimensão vingativa, um elemento que faz uma espécie de conexão entre as duas dramaticidades. Podemos dizer que textos clássicos como Medeia já vem com um certo peso dramático enquanto num texto moderno como Yerma, porapresentar uma estrutura simplista, parece que deixa o leitor a desejar a primeira leitura. Porém, é preciso ajustar as lentes. Por trás da simplicidade obvia do texto de Yerma há uma força dramática com bastante peso.
Período Histórico de Yerma:
Particularmente na Espanha, é um período de muita efervescência onde muitos artistas espanhóis como Buñel no cinema, Salvador Dali, Picasso terão muitaintimidade, muita proximidade com a França, onde eles migram para Paris que vai ser a cidade que vai congregar grandes movimentos de vanguarda em todas as artes. E é claro que o próprio Garcia Lorca Tb vai estar nessa efervescência intelectual espanhola. Paralelo a isso ele tem um trajetória de muita conexão com as questões populares dos povos espanhóis. Ele vem de uma região quente, Andaluzia.Uma região cheia de tradições populares de canto, de festejo, de culto à terra e à natureza. Ele tem sangue Andaluz que vai ter uma conexão com todas as populações de trabalhadores rurais da Espanha, ou seja, os camponeses espanhóis. Esse fato dá uma outra condição à sua dramaturgia. O fato de que ele abre mão de ficar em Paris para percorrer o interior da Espanha com seu teatro popular, teatro doscamponeses atuando nas cidades pequenas do interior do país. Isso também dá uma outra configuração a sua dramaturgia porque ele tem uma conexão direto com esse sangue Andaluz, com essa tradição camponesa Espanhola e principalmente o fato de que ele vai ter uma influencia política muito forte: ele faz um teatro que também é montado pra educar e politizar e um teatro pra avivar a alma espanhola. Masdo que isso, Lorca é um poeta profundamente lírico, com sentimento transbordando na veia. Tudo em Lorca é comoção, sentimento na flor da pele, em carne viva. Muito por essa condição de sua conexão com o povo, com o entendimento que a sua dramaturgia tem papel político. Lorca tem uma conexão com o movimento de esquerda, juntamente com figuras que se dedicam a guerra civil espanhola, o quedesencadeia uma perseguição a sua pessoa pelo regime do ditador Franco, que institui na Espanha uma ditadura que durou 40 anos. A morte de Lorca comove a Espanha, a intelectualidade já que ele é assassinado à queima roupa pela policia franquista. E nunca se soube ao certo como, em que condições foram feitas essas arapucas que envolveram a morte de Lorca em sua própria casa. Isso provocou o exílio de suafamília, que felizmente conseguiram levar parte da biblioteca dele pra fora da Espanha, o que ajudou muito a preservar sua obra já que caso contrário sua obra teria desaparecido se não fosse por sua família.
Lorca é, então, do ponto de vista da poesia, do ponto de vista do sentimento espanhol, do ponto de vista da sua relação com os mais pobres, sua relação com o teatro tá firmada porque aEspanha faz referencia unanima à Lorca. O fato de ele ter uma trajetória política sempre dedicada na arte fazendo um teatro e uma poesia de engajamento, o fato dele pertencer a um momento privilegiado da historia e principalmente o fato dele ser, naquele contexto na década de 30 um homossexual. Isso faz diferença. Isso pode não fazer a diferença nos dia de hoje, mas fazia naquela época. Faziadiferença por sua condição marginal por ser homossexual, marginal por ser poeta, marginal por ser dramaturgo, marginal por fazer questão de andar com uma estrutura mambembe sem financiamento, fazendo um teatro simples, isso tudo na companhia de um companheiro de vida. Essa condição coloca o Lorca ele numa ótica diferenciada do seu tempo. É uma vida de liberdade, uma vida de opção pela arte, uma vida...
tracking img