Geopolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO






PESQUISA SOBRE PODER, GEOGRAFIA, POLÍTICA E GEOPOLÍTICA.






Jéssica Daiane Ricardo RA: B15JGC-4






Campinas
2012

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO DE ADMINSTRAÇÃO




PESQUISA SOBRE: PODER, GEOGRAFIA, POLITICA E GEOPOLÍTICA.













Jéssica Daiane Ricardo RA: B15JGC-4Campinas
2012

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 5
2 – O PODER 6
2.1 – DEFINIÇÕES DO PODER 6
2.2 – TIPOS DE PODER 6
3 – GEOGRAFIA 7
3.1 – DEFINIÇÕES DA GEOGRAFIA 7
3.2 – GEOGRAFIA HUMANA. 7
3.3 – GEOGRAFIA FÍSICA. 7
3.4 – GEOGRAFIA POLÍTICA. 7
4 – GEOPOLÍTICA 8
4.1 – CONCEITOS SOBRE GEOPOLÍTICA 8
4.2 – SUBDIVISÕES INTERDISCIPLINARES DA GEOPOLÍTICA 8
5 – CONCLUSÃO 9
6 – REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 10




1 – INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão apresentadas definições, características sobre os seguintes assuntos: o Poder, Geografia, Política e a Geopolítica, com o objetivo de inter relacionar e entender mais profundamente estes tópicos. Para isso, foram feitas pesquisas sobre os assuntos que serão abordados, com o objetivo de conhecer profundamente os conceitos, os tipos eas características de cada um dos temas citados acima. Buscando também um melhor entendimento da disciplina de Geopolítica.


.



2 – O PODER
2.1 – DEFINIÇÕES DO PODER

O Poder é o direito de deliberar, agir e mandar, e até mesmo a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou posse de domínio, influencia ou força. Segundo a sociologia, define poder, geralmente, como ahabilidade de impor sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira. Se expressa nas diversas relações sociais, e onde existem relações de poder, existe política, onde se expressa nas diversas formas de poder e em outras dimensões da vida social.

2.2 – TIPOS DE PODER

Existem, no contexto sociológico, vários tipos de poder, como por exemplo, o poder social, o podereconômico, o poder militar e o poder político.
O poder social é a capacidade de um coletivo realizar a influencia social, influenciando uma ou mais pessoas de forma comunicativa, harmônica, ou até repressiva. Forma de expressão, com o objetivo de alcançar o efeito desejado no meio da própria sociedade.
Poder político é a possibilidade coercitiva que o estado possui para obrigar ou não fazer algo, tendocomo objetivo o bem público. Na democracia, é a vontade da maioria, através do governante.
Ao referir se ao poder militar, pode-se lembrar das Forças armadas de qualquer país e também, da burocracia civil na qual dirige e presta serviços ao poder militar. Desenvolve-se através de uma relação de estreita cooperação entre o poder militar soviético e americano. O poder militar de um país ajuda asustentar a autoridade do poder militar no outro, numa relação cooperativa crescente.


3 – GEOGRAFIA
3.1 – DEFINIÇÕES DA GEOGRAFIA

É uma ciência que estuda a terra e as suas relações com a sociedade, para compreender como os fenômenos biológicos, humanos e físicos variam no espaço. A geografia também depende muito de outras áreas do conhecimento, utiliza os dados da química, geologia,matemática, história, física, astronomia, antropologia, biologia e ecologia.

3.2 – GEOGRAFIA HUMANA.

A geografia Humana estuda a interação entre a sociedade e o espaço, ajudando o homem entender o espaço geográfico em que vive. Esta tem uma leitura crítica das percepções e transformações humanas sobre o espaço.
Espaços de escalas básicas desta ciência humana podem ser: habitat, local, lugar,meio ambiente, região, território.

3.3 – GEOGRAFIA FÍSICA.

É o estudo das características naturais existentes na superfície terrestre, condições da natureza ou paisagem natural, abordando as características da terra, tais como clima, relevo, geologia, topografia, vegetação, hidrofia, entre outros.

3.4 – GEOGRAFIA POLÍTICA.

É um ramo da geografia que estuda a interação entre a...
tracking img