Lombociatalgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EFEITOS DA MOBILIZAÇÃO NEURAL NA LOMBOCIATALGIA

Effects of neural mobilization in lumbosciatalgia

Autor principal*, Autor 2**

-------------------------------------------------

*
**
Endereço para correspondência
E-mail

RESUMO
As dor lombar é a segunda maior responsável de queixas, ficando atrás somente da cefaléia. A mobilização neural é uma técnica que utiliza movimentosativos ou passivos, que através da ação muscular alivia a tensão direta ou indiretamente. O uso desta técnica reduz consideravelmente a dor, mesmo nos casos de lombociatalgia crônica. A lombociatalgia é o estreitamento do canal vertebral das vértebras lombares, e é de difícil de ser diagnosticada com precisão. Pode acontecer por má postura quando se fica de pé, no andar, ao se sentar, nos movimentosem atividade física ou nas mais comuns realizadas diariamente, e produz desequilíbrios músculo-articulares mesmo no repouso.
Palavras-chave: Lombociatalgia; dor lombar; Mobilização Neural; Ação Muscular; Tensão.

ABSTRACT

The back pain is the second most responsible for complaints, second only to headache. The neural mobilization is a technique that uses active or passive movements, throughaction that relieves muscular tension directly or indirectly. The use of this technique significantly reduces pain, even in cases of chronic low back pain. The low back pain is spinal canal narrowing of the lumbar vertebrae, and is difficult to diagnose accurately. It can happen by poor posture when it is standing on the floor, while sitting in the movements in physical activity or the most commonperformed daily, and produces articular muscle imbalances even at home.
Keywords: low back pain, low back pain; Neural Mobilization; Muscular Action; voltage.

INTRODUÇÃO

A dor lombar é a causa mais frequente das queixas de incapacidade laboral. A lombociatalgia consiste no estreitamento do canal vertebral da região lombar e é difícil de ser diagnosticada pela sua semelhança com outraspatologias. É caracterizada pela irradiação da dor para as nádegas e região posterior da coxa.
Existem tratamentos convencionais e cirúrgicos para a lombociatalgia. Será abordado neste artigo a mobilização neural. Esta consiste numa técnica manual que visa diminuir ou anular a dor, bem como os desconfortos decorrentes da dor. Pode ser aplicada a toda condição que apresente um comprometimentomecânico/fisiológico do sistema nervoso.
A mobilização neural procura restabelecer os movimentos e elasticidade do sistema nervoso, promovendo o retorno das funções normais. O restabelecimento da neurodinâmica adequada através do movimento/tensão, permite recuperar a função normal do sistema nervoso, assim como das demais estruturas que estejam, comprometidas através dos movimentos oscilatórios e/oubrevemente mantidos, direcionados aos nervos periféricos e/ou medula.

1 LOMBOCIATALGIA

A dor lombar é uma das causas mais freqüentes de morbidade e incapacidade, ficando atrás somente da cefaléia. Porém existe uma grande dificuldade em se estudar as lombociciatalgias: inexistência fidedigna da correlação entre achados clínicos e imagens; por ser um segmento lombar inervado por ma difusa eentrelaçada rede de nervos, que torna muito difícil definir um local de origem para dor com precisão; pelo fato de as contraturas musculares não serem acompanhadas de lesões histológicas demonstráveis; por raramente serem de caso cirúrgico, não havendo informações suficientes quanto aos achados anatômicos e histológicos das estruturas que possivelmente possam estar comprometidas, tornando ainda maisdifícil a interpretação do fenômeno doloroso (BRAZIL et al., 2004).
A lombociatalgia é o estreitamento do canal vertebral, na região lombar. É uma patologia de diagnóstico difícil tendo em vista que é muito fácil de ser confundida com outras patologias tais como, hérnia de disco, síndrome do piriforme ou mesmo artrose discal. Isso deve-se ao fato de a localização ser complexa e passar por...
tracking img