Logs de leitura do livro: o código da liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Log de Leitura do Capítulo 2 – Regra 1: Prepare o futuro
• Principais pontos do Texto:
 Procure conhecer a si mesmo. O autoconhecimento certamente fará com que você se desenvolva melhor e cada vez mais.
 Estratégia é ser claro sobre aonde se quer chegar (Para onde estamos indo?). Estabelecer metas e objetivos claros.
 Os líderes estrategistas possuem visão futurista e habilidade decriação e definição de novos princípios.
 A intenção de todo líder (estrategista) é criar um futuro que seja ainda mais atraente do que o presente.
 Os estrategistas combinam visão e análise. Enxergam um estado futuro que cria ou responde a oportunidades.
 Se você pretende ser um bom estrategista, precisará evitar as armadilhas comuns da criação de estratégias:
 A estratégia não deve ser umconjunto de decretos formais que proclamam um futuro sem ações específicas que sustentem as ideias. É necessário “tirar” as normas e procedimentos do papel e aplica-las na pratica. Não adianta criarmos um projeto cuja sua aplicabilidade seja inviável.
 Não alegue que simples projeções futuras com base nos números atuais constituem uma estratégia. De nada adianta “N” relatórios sobre “N”assuntos se não foram efetuados com um objetivo bem definido, ou seja, sem a existência de um plano estratégico para o negócio onde tais relatórios fossem necessários.
 Não siga simplesmente os líderes do setor. Muitos líderes assumiram a função (de líder) apenas pelo cargo (Gestor x Líder), por isso, se você deseja desenvolver liderança, é necessário buscar a própria superação, não apenas dos líderesque o rodeiam. Vá à luta! Corra na frente!
 Não deixe que sucessos passados ditem suas escolhas estratégicas futuras. A desvantagem do sucesso é que o que funcionou antes pode levar você a fazer muito bem a coisa errada. Fazer bem coisas erradas faz você se sentir seguro, mas pode impedi-lo de alcançar suas metas.
 Não se concentre apenas em pequenas melhorias que aparentemente evitamriscos, mas que não redefinem bem seus clientes, seus produtos ou seu setor de atuação quando estes mudam à sua volta. Inove! Ouse!
 Cuidado com as concessões estratégicas, com as quais você faz diferentes promessas a diferentes grupos de interesse. Não adianta querer abraçar o mundo. Ser tudo para todos, em geral resulta em fracasso.

2. Log de Leitura do Capítulo 3 – Regra 2: Faça acontecer
•Principais pontos do Texto:
 Execução envolve a certeza de chegar ao seu destino (Os líderes executores concentram-se na pergunta: Como garantir que chegaremos ao nosso destino?). Transforme aquilo que você sabe em ação.
 Saber para onde você vai e chegar lá são dois desafios muito diferentes. A execução envolve a capacidade de transformarmos o que sabemos naquilo que efetivamente realizamos. Como líder, sua capacidade de executar permitirá que você transforme aspirações estratégicas em ações, desejos em resultados e o futuro desejado em realidade presente.
 A capacidade de executar também é altamente prática; desenvolve disciplinas que permitem que você produza as habilidades certas, promova o conhecimento institucional e ganhe dinheiro.
 A execução sem uma estratégia pode sercega, mas a estratégia sem execução é esperança infundada.
 A execução requer, inevitavelmente, fazer a mudança acontecer. É necessário estar ciente de como fazer a mudança pontual acontecer e como mudar padrões ou culturas subjacentes a esses eventos.
 O apoio dos líderes à iniciativa da mudança significa que é preciso designar os melhores talentos para as principais iniciativas. Osfuncionários sentem o compromisso para com determinado projeto por meio da pessoa indicada para conduzi-lo (É preciso formar equipes e motivar o grupo).
 Os líderes precisam defender a necessidade da mudança, ajudando as pessoas a entenderem que os motivos pelos quais o projeto deve ser implementado são mais fortes do que a resistência existente.
 Como líder, é preciso definir o sucesso em termos...
tracking img