Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor : Disciplina :

Ricardo Wagner Camilo Recursos Materiais e Patrimoniais

RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
PARTE I

INTRODUÇÃO

Recursos Patrimoniais são: edificações, equipamentos, maquinários e veículos utilizados por uma organização para desenvolver suas atividades. De acordo com as funções e atividades, os bens patrimoniais recebem uma classificação para facilidade econtrole. Terrenos e jazidas são os locais onde a empresa tem suas instalações, suas prospecções de minerais, suas plantações e terrenos livres. Equipamentos são os seus maquinários, caldeiras, tanques, ferramentas e dispositivos Veículos são os automóveis, caminhões, guindastes, empilhadeiras e motos. Os bens podem ser tangíveis e intangíveis: Tangíveis, são os que tem forma e podem ser tocados(edifícios, máquina, veículos ou móveis). Intangível é aquele que não possui forma ou não pode ser tocado (marca da empresa, fórmula química, logotipo etc.) Estes componentes fazem parte do Patrimônio da Empresa e são classificados de acordo com normas legais de nossa legislação. O patrimônio tem como conceito o conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa jurídica. Ativo realizávelcorresponde aos estoques de matéria-prima, material de manutenção, auxiliar, produtos em processo e produto acabado. Os Recursos Uma empresa estruturada deve ser vista como um conjunto de recursos a serem gerenciados de maneira que cada recurso tenha um papel estratégico no alcance dos objetivos a serem atingidos. A Gestão os recursos, muitos deles escassos, tem sido a preocupação dos gestores queestejam ligados direta ou indiretamente às atividades produtivas, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços.

Os principais recursos são:
1 Livro adotado: POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais – Uma abordagem Logística – 6ª. Edição. São Paulo. Editora Atlas, 2010.

Professor : Disciplina :
·

Ricardo Wagner Camilo Recursos Materiais ePatrimoniais

Materiais, Patrimoniais, Capital ou Financeiro, Humanos, e Tecnológicos. Aqui vamos focar recursos materiais e patrimoniais, então as principais diferenças são: Recursos Materiais Engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processoprodutivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente em sua distribuição ao consumidor final. Fonte: Adaptado de Martins 2006. Recursos Patrimoniais Trata da sequência de operações que, assim como a administração dos recursos materiais, tem inicio na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso,alienação.

Para Martins (2006), recurso é tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo. Com essa percepção Capital – Terra e trabalho – são recursos e, como tal, devem ser gerenciados. Um item de estoque é um recurso, pois, agregado a um produto em processo, irá constituir-se em produto acabado, que deverá ser vendido por um preço superior aos seuscustos – gerando um ganho. Da mesma forma, um edifício que abriga as instalações de uma empresa é um recurso, já que é essencial ao seu funcionamento. Aqueles que trabalham na empresa também constituem recursos, pois com seu conhecimento geram novas ideias, que são transformadas em novos produtos, novos métodos de trabalho, serviços cada vez mais personalizados, esses são os Recursos Humanos. ORecurso mais perceptível é o capital – dinheiro – pois é a fonte para aquisição de todos os outros recursos. Com a complexidade estrutural das empresas em busca de competitividade a tecnologia é um recurso que ganha importância a cada dia. Pois, tecnologias mais avançadas produzem um diferencial em relação às anteriores, normalmente resultando em menores custos, ou outro diferencial que possa ser...
tracking img