Projeto social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A busca por prática de atividades físicas vem crescendo com o passar dos anos, principalmente na terceira idade, visto que esta população está percebendo as perdas que o sedentarismo traz para suas vidas. Para tanto, a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo desenvolve o Projeto Academia ao Ar Livre, no Centro de Lazer Viva Melhor. Este projeto tem a coordenaçãodo educador físico Tales Manhabosco, e cujas aulas são ministradas pelos acadêmicos de Educação Física Marcelo Rossi, Milena Veronese e Attílio Adami Jr.

Durante o mês de Julho de 2011, foram realizadas avaliações funcionais com os idosos integrantes do Grupo Harmonia, que frequentam a Academia ao ar Livre duas vezes por semana, com aulas de 60 minutos de duração. Foram avaliados dados como: adiferença no consumo de medicamentos, dores, lesões, disposição, teste de esforço, força muscular, flexibilidade e capacidade cardiovascular entre outros. Em relação a medicamentos, 33% das idosas perceberam diferenças positivas no consumo, diminuindo a dosagem, quantidade ou até deixando de consumir.

A grande maioria das idosas também afirmou que após as atividades desenvolvidas no projeto,conseguem dormir melhor, o que as faz acordar mais dispostas a realizar suas atividades diárias. Em sua totalidade as idosas relatam que não sofreram nenhuma internação hospitalar após o inicio das atividades do projeto. Relatam também que a flexibilidade e a agilidade das mesmas esta melhor, sendo este fato muito importante na idade em que se encontram.

O Centro de Lazer Viva Melhor conta comuma infraestrutura construída para bem receber os erechinenses. No local, a população pode desfrutar, além da Academia ao Ar Livre, de campo de futebol, parquinho, área verde com churrasqueiras e mesas, banheiros e suporte para que a população possa usufruir deste espaço da melhor forma possível. O local é monitorado por zeladoria, visando à preservação deste bem público, e funciona diariamente das7 horas às 20 horas. Já a Academia ao Ar Livre com acompanhamento de profissional atende em horário diferenciado: das 8h às 11h e das 15h às 19h, de segunda a sexta-feira.



LONDRINA EM MOVIMENTO: ACADEMIA AO AR LIVRE

 
[pic]"Londrina em Movimento: Academia ao Ar Livre" é um projeto que prima por ações e serviços de valorização e promoção da pessoa idosa, visando a um envelhecimentodigno e saudável.

A presente proposta, coordenada pela Secretaria Municipal do Idoso, conta com diferentes secretarias e órgãos públicos na sua elaboração e execução, dentre eles Fundação de Esportes, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) eSecretaria Municipal do Meio Ambiente, além da parceria de empresas interessadas em fomentar a prática de atividades físicas e, consequentemente, colaborar para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida de idosos e munícipes em geral.

Implantadas em praças públicas, as Academias ao Ar Livre contribuem para a revitalização desses espaços, que se tornam locais privilegiados deconvivência e socialização para as diferentes gerações. Nesse sentido, as academias constituem áreas voltadas para o atendimento de toda a população, mas, sobretudo da pessoa idosa, incentivando a prática regular de atividade física e a melhoria da saúde e da qualidade de vida. A meta é que tenhamos academias espalhadas por todas as regiões da cidade e distritos. 

Academia ao Ar Livre apresentaresultados nos projetos com a terceira idade

Data: 04/08/11
             A busca por prática de atividades físicas vem crescendo com o passar dos anos, principalmente na terceira idade, visto que esta população está percebendo as perdas que o sedentarismo traz para suas vidas. Realizando atividades físicas na academia ao ar livre, as pessoas da melhor idade passam a reverter essa situação de...
tracking img