Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA

1.1 Conceito e histórico

Na visão de Bussinger (2004), a Logística é um ramo de ação direcionado à formação de condutas específicas para atingir um determinadofim, a partir de estruturas organizadas e definidas, cujas iniciativas são mensuradas e avaliadas em torno de foco específico.
A Logística existe desde os tempos remotos como estratégia de guerra,conforme Bussinger (2006) seu uso era intenso na preparação de guerras e projetos de ataque e formas de condução de equipamentos como armas. Nesse processo, os antigos usavam a logística comoforma de organização e controle de grandes deslocamentos de um lugar para outro e nas diretrizes relativas ao provimento de alimentos e formas de transportes e manutenção de armamentos pesados.
ALogística tem estado historicamente associada apenas à atividade militar. Durante a Segunda Guerra Mundial, o advento da tecnologia mais avançada, tornou a logística necessária aos ramos da administraçãomilitar, sendo após também incorporada a processos civis em vários tipos de setores produtivos e operacionais que exigem procedimentos de planejamento, organização, controle e realização de outrastarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços (BUSSINGER, 2006).
A logística se tornou um ramo de atividade de controle que conquistou as indústrias japonesas quepriorizam os processos racionais e as formas de produção coordenadas nos projetos de execução do produto, e nas formas de organização de armazenamento, estocagem, transporte, distribuição, assistênciatécnica, etc. Cecatto (2002) avalia que os processos de logística podem contribuir para agregar valor aos serviços e produtos, na medida em que favorecem a otimização de seu sistema comercialobjetivando a redução de custos operacionais, e preço de aquisição. Portanto, favorecem também às organizações vantagens competitivas na adoção de métodos produtivos que resultam na redução do custo...
tracking img