Logistica e extravios nos correios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logistica e Extravios nos Correios
Rogério Gonçalves Júnior (UEPG) junior.guin@hotmail.com Jacqueline Vloch Maestrelli (UEPG) jacmaestrelli@hotmail.com Lucas Kanson (UEPG) lucaskanson@gmail.com Cesar Eduardo Abud Limas (UEPG) cesar@interalfa.com.br Osvaldo Malta Callegari (UEPG) osvaldo.callegari@bol.com.br

Resumo:
Este artigo relata os Extravios da maior empresa de logística do país, naregião Sul do Brasil nos dias de hoje, demonstrando através de pesquisas e valores quais são estes problemas e o que é feito hoje para amenizá-los. De acordo com o dicionário, extravio é a Ação ou efeito de extraviar ou extraviarse; desvio, descaminho, e o nosso artigo tem como objetivo apresentar possíveis soluções com embasamento teórico e qualitativo para esse problema em comum, fazendo uma buscainterna e externa sobre o investimento empresarial na busca pela solução encima desses problemas, conhecendo o processo logístico da Empresa Correios e Telégrafos(ETC), fazendo um levantamento dos principais motivos de extravios na região dos Campos Gerais. Palavras chave: Logística, Correios, Extravios.

Logistics and disappearances at the Post Office
Abstract:
This article reports thedeviations of the largest logistics company in the country, in the South today, demonstrating through research and values which are these problems and what is done today to mitigate them and if possible exterminate them. According to the dictionary, loss is the action or effect of lost or stray, diversion, embezzlement, and our paper aims to present possible solutions to theoretical and qualitative forthis common problem by doing a search on internal and external business investment in the search for the solution on top of these problems, knowing the logistical process of Postal and Telegraph Company (ETC), and making a survey of the main reasons for disappearances in the region of Campos Gerais. Keywords: Logistics. Post Office. Astray.

1 Introdução O objetivo principal do trabalho émostrar possíveis soluções para um problema persistente. A logística no mundo é um setor que se desenvolveu rápido nos últimos anos, apresentou-se como uma área essencial, mas com grandes falhas. A empresa escolhida para ser estudada foi a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ETC), uma empresa estatal de grande porte nacional que vem ao decorrer dos anos se aperfeiçoando na área logistica no quediz respeito a controle de seus serviços e materiais.

Através de dados coletados na empresa, conseguimos identificar problemas em várias áreas. Alguns deles: extravios, tipos de materiais postados nas agências, transporte de mercadorias ilegais, acidentes com todas as formas de entregas, seja motorizado ou não. Buscando compreender melhor o processo logístico, encontramos várias empresas dosetor privado atuando neste ramo e constatamos um índice muito menor de extravios entre outros problemas. O controle que estas empresas possuem das mercadorias e produtos postados é muito maior. Na região de Ponta Grossa identificamos que as empresas que atuam no setor logístico na sua maioria são prestadoras de serviços de mudanças, onde o problema de extravios é relativamente baixo. Na EmpresaBrasileira de Correios e telégrafos pode se constatar que na região de Ponta Grossa este problema com extravios é mais significativo. 2 Referencial Teórico Amenizar a quantidade de extravios e avareza é um dos grandes problemas encontrados atualmente pelas organizaçoes. Um controle ideal de estoques e de produtos em transporte até o seu destino final influenciam muito no desempenho empresarial, poisextravios de materiais geram elevados custos seja com reebolso ou reposição de materiais por motivos de avaria. 3 Metodologia Esta pesquisa classifica-se como aplicada, pois é capaz de apresentar conhecimentos úteis para solucionar problemas específicos. Considerada quantitativa, por apresentar dados e informações de forma quantificável, por meio de números e valores. Enquadra-se ainda como...
tracking img