Hanna arendt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades João Paulo II
Faculdade de Direito

Hannah Arendt

Filosofia aplicada ao Direito
Cassiana Carvalho
Viviane Casanova

Passo Fundo, Agosto de 2012
Hannah Arendt

Conhecida como a pensadora da liberdade, foi uma Cientista Política alemã de origem judaica, que vivenciou as grandes transformações do poder político do século XX, consagrada como um dos grandes nomes dopensamento político contemporâneo por seus estudos sobre os regimes totalitários (nazismo e comunismo) e sua visão crítica da questão judaica. Hannah Arendt segue sendo, hoje, uma das mais citadas e lidas filósofas e pensadoras da história.
Hannah Arendt, nascida como Johanna Arendt, em Linden-Limmer, hoje bairro de Hanover, na Alemanha, em 14 de outubro de 1906. Era filha do engenheiro Paul Arendt,que sofria de sífilis, e de Frau Martha Cohn, ambos judeus russos de nascimento. Sua infância foi marcada por terror e traumas, aos sete anos, Hannah perdeu seu pai, pouco depois, teve de conviver com conflitos da Primeira Guerra Mundial perto de sua casa. Sua mãe casou-se novamente em 1920, dando a Hannah duas meias-irmãs.
Depois da morte de seu pai, em 1913, foi educada de forma bastante liberalpor sua mãe, que tinha tendências social-democratas. Nos círculos intelectuais de Königsberg nos quais se criou, a educação das meninas era algo que certamente ocorria. Através de seus avós, conheceu o judaísmo reformado. Não pertencia a nenhuma comunidade religiosa tradicional judia, tanto que, professou sua fé em Deus de forma livre e não concencional, mas sempre se considerou judia, inclusiveparticipando do movimento sionista.
Em 1924, Hannah foi para a Universidade de Marburg, onde teve aulas de filosofia com Martin Heidegger e Nicolai Hartmann e de teologia protestante com Rudolf Bultmann. Manteve um relacionamento amoroso com o filósofo Heidegger, que viria a se tornar extremamente famoso e importante no campo da filosofia. Hannah passou a se interessar, dentro da faculdade,por várias diferentes áreas da filosofia.
No começo de 1926, ela decidiu trocar de universidade, indo para a Universidade Albert Ludwig de Freiburg, para aprender com Edmund Husserl. Ela também estudou filosofia na Universidade de Heidelberg e se formou em 1928 sob a tutoria de Karl Jaspers, com a tese O conceito de amor em Santo Agostinho. A amizade com Jaspers duraria até a morte do filósofo. Emsetembro de 1929, Hannah casou-se com Günter Stern.
Com a ascensão do Governo Nazista e a privação de direitos e perseguição de pessoas de origem judaica na Alemanha a partir em 1933, Hannah tornou-se uma ativista política, pesquisando e escrevendo sobre a propaganda anti-semita e sendo, por isso, presa pela Gestapo (polícia nazista). Na prisão, ganhou a simpatia de um carcereiro que alibertou. Após a saída da prisão, Hannah decidiu emigrar para Paris, França, onde residiu até o final da década. O regime nazista retirou a nacionalidade dela em 1937, o que lhe tornou apátrida.
Em Paris, trabalhou na Youth Aliyah, ajudando a resgatar crianças judias da Alemanha e a levá-las para o que viria a se tornar o Estado de Israel. Após divorciar-se de Günter Stern, casou-se com HeinrichBlücher, de quem foi separada após a invasão alemã na França, em 1940. Hannah foi levada para o campo de refugiados de Gurs, de onde fugiu, ao reencontrar seu marido, para Nova Iorque, Estados Unidos.
Em Nova Iorque foi diretora de pesquisas da Conferência sobre as Relações Judaicas, também trabalhou, entre outras atividades, como jornalista e professora universitária e publicou obras importantessobre filosofia política. Contudo, não gostava de ser classificada como "filósofa" e também se distanciava do termo "filosofia política", preferia que suas publicações fossem classificadas dentro da "teoria política".
Arendt defendia um conceito de "pluralismo" no âmbito político. Graças ao pluralismo, o potencial de uma liberdade e igualdade política seria gerado entre as pessoas. Importante é a...
tracking img