Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
:: melhores praticas

A LOGÍSTICA REVERSA
o cAso dA indústriA dE computAdorEs Este trabalho foca na logística reversa pós-consumo de produtos eletroeletrônicos, especialmente de produtos da indústria de computadores no brasil. o artigo introduz inicialmente uma base conceitual da logística reversa pós-consumo, questões relacionadas à preservação do meio ambiente e, em seguida, apresenta umaanálise geral sobre a situação da logística reversa da indústria de computadores no País. Identificamos que a cadeia reversa de computadores no brasil forma uma rede extremamente complexa, caótica, com empresas com diferentes portes e motivações de negócios se relacionando em várias direções e com uma ausência de uma legislação eficaz e de uma política de educação e orientação para o consumidor. paraelaboração deste artigo foram realizadas pesquisas bibliográficas incluindo trabalhos de doutorado e de mestrado, obras literárias, artigos disponíveis em periódicos nacionais e internacionais e uma extensiva pesquisa em sites de empresas e matérias da internet. constatamos que existem poucos trabalhos acadêmicos publicados sobre o assunto no país.

E O MEIO AMBIENTE

João Eugenio CavallazziEngenheiro Civil pela UFSC, 1979. Mestre em Engenharia de Produção/Pesquisa Operacional, pela COPPE/ UFRJ, 1984. Atualmente doutorando pela UFSC em Engenharia de Produção. Cursos de extensão em Business Consultancy pela INSEAD (UK) e de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela Universidade da Pensilvânia (EUA). Administração de Empresas, FGV/SP, 1996. MBA em Gestão do Conhecimento eInteligência Organizacional pela COPPE, 2005. Consultor de Empresas. Carlos Taboada Engenheiro Industrial, pela Universidade de Havana, Cuba, 1970. Doutor Ökonomikae, pela Techsnische Universität Dresden, Alemanha, 1985. Pos Doktorat in Logistic, pela Technische Universität Berlin, Alemanha, 1990. Pós-doutorado em Logística, pela Universidad Politécnica de Madrid, Espanha, 1994. Professor na área deLogística do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina, acumulando 28 anos de experiência no Ensino Superior, em várias universidades, principalmente na área de Logística Empresarial. Consultor em Logística Empresarial e instrutor de treinamento em capacitação de gerentes e executivos em logística.

18 www.revistamundologistica.com.br introdução
empresas em todo o mundo começam a despertar para a importância do equilíbrio ecológico e o impacto que seus produtos podem causar na natureza. o foco antes dedicado exclusivamente à obtenção de vantagem competitiva em embalagem, desenvolvimento de novos produtos e redução de custos de matéria-prima, hoje passou a ser ampliado, pois a grande maioria dos produtos disponíveis no mercado não étotalmente consumida. segundo Marcotte et al. (2008), o avanço tecnológico, a globalização e o consequente aumento da competitividade trouxeram grandes avanços, mas também acarretaram problemas. Como a produtividade aumentou na indústria, produtos mais baratos têm sido ofertados, o que contribui para um aumento no consumo. Assim um ciclo vicioso se formou: mais pessoas compram, mais a indústria querparticipação no mercado e, então, oferece mais produtos, o que aumenta a expectativa de consumo. Para manter a sua participação no mercado, as empresas encorajam consumidores a comprar novos e melhores produtos. os produtos, por consequência, têm seus ciclos de vida encurtados provocando um aumento de produtos descartados com o fim de sua vida útil. Com o aumento do descarte, são gerados doisgrandes problemas ambientais: a poluição e a tendência à exaustão de recursos naturais. Com isto, a gestão do lixo nas cidades torna-se mais complexa e os aterros sanitários ficam saturados. na verdade, o descarte adequado de resíduos de materiais não utilizados, embalagens e produtos com componentes químicos estão provocando um grande desafio às organizações, e seu impacto sobre a sociedade e...
tracking img