Sustentadilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS
Disciplina: Libras
Etapa 1 – Passo 02 (Equipe).

Desde muito tempo a Língua Brasileira de Sinais vem despertando interesse por parte das instituições de ensino, instituições da área da saúde, empresas, entre outros, no que se refere à capacitação de recursos humanos.
A Língua de Sinais faz parte da cultura surda, pois é através dela que é permitidaa troca de informações e ideias tendo o seu reconhecimento na sociedade como qualquer outra sendo carregada de significação social construindo assim a identidade de uma comunidade, pois é uma língua independente dos demais sistemas linguísticos considerada uma Língua Natural desenvolvida pela comunidade surda, facilitando assim o acesso dessas pessoas a todas as atividades sociais e interação nasatividades realizadas.
A Língua de Sinais não são apenas gestos e mímicas para facilitar o nosso entendimento e sim uma forma bastante complexa de se comunicar, pois requer uma estrutura como as línguas faladas. Ela é reconhecida pela linguística como uma língua viva e autônoma composta por vários aspectos importantes, como aspecto fonológico e morfológico, expressando por meio desta ospensamentos e desejos do mais simples ao mais complexo.
É de extrema importância a expressão facial e corporal pra fazer afirmações, negações, perguntas, respostas em uma dialogo por isso é considerado um forte instrumento de comunicação, sem esquecer de resaltar que cada pais possui a sua própria forma de desenvolver a língua .
Não possuem limites práticos para ordem ou qualidade de uma conversaçãode sinais, pois são derivadas da comunicação gestual e espontânea de sua origem, pois o seu aprendizado demanda tempo e pratica como qualquer outra língua, e através da pratica vem o domínio da Língua de Sinais.
As Libras como as outras línguas de sinais não possui sistema de escrita largamente adotado embora existam algumas propostas que estão sendo usadas em algumas escolas e publicações, poistêm sido transcritas usando palavras em português correspondendo ao significado dos sinais.
É importante resaltar que uma pessoa surda é totalmente capaz de entrar em discussões a respeito de política, economia, filosofia, religião, entre outras, também respeitando as formas de expressão e de conceitos conforme as culturas, afinal a Língua de Sinais e totalmente transparente pra quem seinteressa pelo tema. É sempre bom observar as diferenças de significado para um mesmo sinal manual na língua, pois em cada pais ela possui uma forma diferente de ser interpretada, são formas diferentes de entender os assuntos abordados.
A Língua Brasileira de Sinais já é reconhecida como meio legal de comunicação, podendo observar a maior inclusão das pessoas com deficiência auditiva nas escolas semprecuidando para que tais crianças não se sejam diminuídas devido a sua deficiência auditiva nas escolas regulares. Dominando o seu próprio idioma vão se permitir ter maior autonomia, independência social e cidadania. Orientando os sistemas de ensino para garantia do ingresso dos estudantes com surdez nas escolas comuns a inclusão social irá se tornar acessível a todos com tal deficiência.
Pra que aeducação seja um direito de todos é importante que os sistemas de ensino atendam as necessidades educacionais dos estudantes com necessidades especiais.
Ao contrario do que imaginávamos ao perceber esse tipo de linguagem vemos que não é apenas uma medida para se estabelecer uma comunicação com deficientes auditivos mais sim uma língua natural como qualquer outra.
Para diminuir o preconceito emrelação a qualquer tipo de deficiência e necessária a divulgação de informações para facilitar a inclusão dessas pessoas em todos os meios sociais, onde a educação fala mais alto que qualquer tipo de obstáculo.
As escolas de surdos, mesmo sem uma proposta bilíngue (língua portuguesa e língua de sinais), propiciam o encontro do surdo com outro surdo, favorecendo que as crianças, jovens e...
tracking img