Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE DE UMA ORGANIZAÇÃO A PARTIR DO PENSAMENTO SISTÊMICO

CAXIAS DO SUL
2009

SumárioSumário
1 INTRODUÇÃO3
2 AMBIENTE INTERNO4
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO (AMBIENTE INTERNO)4
2.1.1 Identificação da Organização4
2.1.2 História da Organização5
2.1.3 Estrutura Organizacional6
3 AMBIENTEEXTERNO7
3.1 CLIENTES7
3.2 FORNECEDORES7
3.3 CONCORRENTES7
3.3.1 Informação de Alguns Concorrentes da Master7
3.4 TECNOLOGIA8
3.5 ECONOMIA8
3.6 MEIO AMBIENTE (ECOLOGIA)9
3.7 SOCIEDADE (COMUNIDADE)9
4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE10
4.1 A MASTER COMO UM SISTEMA ABERTO11

1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho, serão abordados os diversos fatores que estão presentes no sistema aberto – Katz& Kahn.
Serão identificadas na empresa Master do grupo Randon algumas características de um sistema aberto.
As razões pelas quais foi escolhida esta empresa prendem-se a fatores que inquestionavelmente lhe são associados: a sua dimensão, prestígio, posição de liderança no mercado interno, importância e responsabilidade para com a comunidade onde se insere e sem dúvida alguma pela consciênciasocial e ecológica que tem demonstrado.

2 AMBIENTE INTERNO
O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.
A análise do ambiente interno tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinadosdiante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO (AMBIENTE INTERNO)
Aspectos organizacionais: rede de comunicação; estrutura da organização; registro dos sucessos; hierarquia de objetivos,política, procedimentos e regras; habilidade da equipe administrativa.
Aspectos do pessoal: relações trabalhistas; práticas de recrutamento; programas de treinamento; sistema de avaliação de desempenho; sistema de incentivos; rotatividade e absenteísmo.
Aspectos de marketing: segmentação do mercado, estratégia do produto, estratégia de preço, estratégia de promoção, estratégia de distribuição.Aspectos de produção: layout das instalações da fabrica; pesquisa e desenvolvimento; uso de tecnologia; aquisição de matéria-prima; controle de estoques; uso de subcontratação.
Aspectos financeiros: liquidez; lucratividade; atividades; oportunidades de investimento.
Principais recursos administrativos e técnicos da empresa Master são o Layout em célula, Kaizen, Manutenção Preventiva, 6 Sigma,JIT/MRP II, CAD / CAE, CEP Eletrônico, FMEA, 5 S’s.

2.1.1 Identificação da Organização
A Master Sistemas Automotivos Ltda., empresa de capital fechado, situada em Caxias do Sul, RS, é o maior fabricante de freios a ar modelo S-Came e modelo SAC (Simplex Air Came) do Brasil. Foi criada em 24 de abril de 1986, como uma joint-venture entre duas organizações líderes do ramo de implementosrodoviários e automotivos - a Randon S.A. Implementos e Participações, de Caxias do Sul, e a ArvinMeritor, situada em Troy, Michigan, Estados Unidos. O capital social está dividido em 51% pertencentes a Randon e 49% a ArvinMeritor.

2.1.2 História da Organização
1987 - Master inicia as atividades operacionais, com o lançamento do freio original Rockwell tipo "S"-Came 16.1/2“.
1989 -É lançado o freio "Q" Plus 15" do tipo "S" Came.
1990 - Lançamento do freio "S" Came 15.1/2", para conversão dos caminhões VW fabricados de 1981 a 1989 que possuíam freio tipo cunha. Empresa lança dois novos produtos: Rodeiro (eixo completo) e Spring Brake.
1991 - Início da produção do freio hidráulico 12.3/4”. Lançamento do Ajustador Automático Rockwell.
1992 - Lançamento do freio 325 mm...
tracking img