Logistica inbound e outbound

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO DO TCD: MATEMÁTICA FINANCEIRA

TCD – TEMA : VALOR ATUAL NA ANÁLISE DAS DECISÕES DE COMPRA

DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA

POLO:

ALUNO:

TEMA : RACIOCÍNIO DO CÁLCULO DO VALOR ATUAL COMO PARÂMETRO DA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA

TÍTULO: TCD – MATEMÁTICA FINANCEIRA

OBJETIVO : O presente trabalho tem por objetivo analisar as diferenças acerca das decisões de compraquando da utilização das abordagens Gestão Econômica e a abordagem tradicional. A função Compras possui importância primordial para um correto gerenciamento da cadeia produtiva, tendo em vista ser esta função responsável pela disponibilidade de grande parte dos insumos que alimentarão o sistema empresarial.

JUSTIFICATIVA : Justifica-se tal estudo aja vista o valor total gasto nas compras deinsumos para a produção, seja do produto ou do serviço final, varia de 50% a 80% do total das receitas brutas.O setor industrial, esse número alcança a casa dos 57% .Isso denota, evidentemente, o grau de importância da função compras no âmbito organizacional. E a utilização de uma abordagem,em detrimento de outra, pode levar a decisões diferentes.Portanto, o objetivo geral da pesquisa é analisar asdiferenças acerca das decisões de compra quando da utilização das abordagens Gestão Econômica e abordagem tradicional.

INTRODUÇÃO: As empresas são parte de um sistema e como tal, sofrem a influência da dinâmica de um ambiente caracterizado pela competitividade não mais em nível local mas global. Sendo assim, as interações com o meio ambiente devem ser coordenadas e integradas, visando atingir osobjetivos propostos.
A continuidade das empresas poderá depender dos resultados econômicos alcançando consoante as diretrizes que norteiam a gestão.
O quê, quando, como, quanto, de quem é a que preço se de comprar são decisões que deverão ser tomadas pelo gestor de compras. A adequação das referidas decisões determinará o sucesso do cumprimento das responsabilidades dos gestores desta área.
Afunção Compras possui importância primordial para um correto gerenciamento da cadeia produtiva, tendo em vista ser esta função responsável pela disponibilidade de grande parte dos insumos que alimentarão o sistema empresarial. Deve-se observar que, independente do estágio em que se encontra a função compras, ou mesmo da inter-relação assumida por tal função com outras áreas organizacionais, eladeve contribuir para o resultado global da organização. Dessa forma, o presente estudo propõe-se a responder ao seguinte problema de pesquisa:
De que forma se dão as decisões de compras, ao se fazer uso das abordagens Gestão Econômica em relação à abordagem tradicional ?

DESENVOLVIMENTO: Entende-se que mais importante do que avaliar o quadrinômio preço, prazo, qualidade e atendimento, éanalisar o impacto que o processo de compras causa no custo da empresa (e procurar sempre que possível minimizar o custo, não apenas negociar preços baixos), e as influências que co-existem no escopo das compras. Nesse sentido, Assaf Neto (2003)³ apresenta uma metodologia de cálculo que captura algumas variáveis que afetam e são influenciadas nas atividades de compras. Essas variáveis referem-se aoestoque (mais especificamente ao giro dos estoques ou ao tempo de permanência destes financeiramente imobilizados), à política de crédito adotada pela empresa (tempo de cobrança das vendas) e ao financiamento dado pelos fornecedores (tempo de pagamento aos fornecedores). Assim, várias situações podem ser formuladas com relação às decisões de compra, as quais envolvem, além das despesas e receitasfinanceiras provenientes da aplicação e captação de recursos (e suas respectivas taxas), as três variáveis já citadas: prazo de estocagem, prazo de recebimento das vendas e prazo de pagamento aos fornecedores.
As decisões a serem analisadas são as seguintes: compra a prazo e venda a prazo; compra a vista e venda a prazo; compra a prazo e venda a vista; compra a prazo e venda a prazo.
Na situação de...
tracking img