Tcd logistica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:
A Logística Empresarial INBOUND e OUTBOUND e suas operações.
TÍTULO:
A Logística INBOUND e a OUTBOUND, e suas operações.
OBJETIVO:
Apresentar uma análise teórica dos macro-processos da Logística Empresarial - INBOUND e OUTBOUND - e descrever suas operações.
JUSTIFICATIVA:
Atualmente as Empresas Brasileiras vivem um momento extremamente desafiador. Este novocenário é caracterizado pela busca por maior competitividade, maior desenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços adequados às expectativas dos Clientes e maior desenvolvimento e motivação de seu capital intelectual (seus recursos humanos). Para superar estes desafios, algumas Empresas buscam tomar ações voltadas para redução de custos de uma forma isolada (através da eliminação deposições em seu quadro de colaboradores, eliminação do cafezinho, controle de ligações telefônicas e outras tão conhecidas). Estas ações, às vezes se fazem necessárias, no entanto, quando tomadas de forma isolada, não garantem o resultado desejado. Por outro lado, temos Empresas que enxergam na Logística uma estratégia competitiva, bastante eficaz e geradora de vantagem competitiva.
INTRODUÇÃO:As organizações encontram-se inseridas em um cenário de constante procura pela competitividade, conseqüência do processo de globalização de mercados. Assim, as empresas tendem a buscar melhores condições para uma inserção estável e permanente no mercado, se é que isso é possível no atual contexto mundial.
O método de coleta de dados utilizado neste TCD será a pesquisa científica dedocumentos que, conforme Jung (2003), podem ser: escritos e/ou eletrônicos, ou seja, Periódicos, teses, dissertações, livros, CD-ROM e internet, para que se possa compreender melhor os dos macro-processos da Logística Empresarial.
DESENVOLVIMENTO:
A logística de suprimento (Inbound Logistics), de acordo com Ballou (apud Brand e Muller, 2004:20) trata do fluxo de produtos para a empresa ao invés dea partir desta, tendo como tarefas mais importantes neste segmento: (a) a inicialização e transmissão das ordens de compra; (b) transporte dos insumos/materiais até a fábrica; (c) manutenção de estoques.
Na logística de distribuição (Outbound Logistics), o produto pronto pode ser armazenado na própria empresa ou despachado para depósitos externos ou centros de distribuição.
Caracterização:
ALogística Inbound: A logística inbound é parte da logística empresarial que corresponde ao conjunto de operações associadas ao fluxo de materiais e informações, desde a fonte de matérias-primas até a entrada na fábrica. É também, a atividade que administra o transporte de materiais, por terra, mar e ar, dos fornecedores para a empresa, descarregamento no recebimento e estocagem das matérias-primase componentes, estruturação de abastecimento, embalagem de materiais, retorno das embalagens e decisões sobre acordos no sistema de abastecimento da empresa, sendo finalizada no ponto em que o equipamento é preparado para o recebimento.

Exemplo de como algumas dessas etapas podem ser feitas, o que, inclusive, algumas empresas do ramo já utilizam:
• Montagem de kits: Gerenciar a seleção,empacotamento e entrega de peças não montadas antes de entrarem para a linha de montagem, com o objetivo de minimizar o tempo de produção e instalação das mesmas.
• Controle de qualidade: Realizar fiscalizações de qualidade no armazém e remover produtos que não atendem os parâmetros requeridos. Em vários setores como o eletrônico, implementam-se processos de teste para garantir controle de qualidadee, na identificação de partes com defeito, encaminham-se as mesmas ao fornecedor para que ele providencie a reposição.
• Milk Runs: significa aperfeiçoar o fluxo de transportes, realiza múltiplas rotas de coleta ou entrega para clientes do mesmo setor. Ao invés de planejar o transporte de um ponto A ao ponto B e vice-versa, definem-se rotas fixas com vários pontos de carga/descarga, combinando...
tracking img