Michael porter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ INOVE

MICHAEL PORTER – O GURU DA ESTRATÉGIA

CURITIBA
2009
MARCOS AURÉLIO STRAUBE

TRABALHO SOBRE MICHAEL PORTER – GURU DA ESTRATÉGIA

Trabalho acadêmico apresentado como requisito para obtenção de nota parcial da Disciplina de Sistemas Administrativos, Curso de Tecnologia da Gestão de Tecnologia da Informação,Faculdades integradas Santa Cruz – Inove.

Prof. Jefferson Luiz dos Santos

CURITIBA
2009
MICHAEL PORTER

Nascido em Ann Harbour, Michigan, EUA, estudou na Universidade de Princeton, onde se licenciou em Engenharia Mecânica e Aeroespacial. Estudou na Universidade de Harvard onde obteve MBA, um doutoramento em Economia empresarial e o Ph.D. emAdministração e passou a professor com apenas 26 anos.
É considerado atualmente o mais importante guru da administração e maior autoridade mundial em estratégia competitiva (em recente estudo mundial realizado pela empresa de consultoria Accenture, que gerou um ranking internacional dos principais consultores e pensadores do management mundial, Michael Porter foi classificado em primeirolugar.)
Porter é professor da Escola de Negócios de Harvard, onde lidera o programa para novos presidentes de empresas que tenham um faturamento superior a US$ 1 bilhão e também o Institute for Strategy and Competitiveness.
É quase uma lenda viva, seja no meio acadêmico, seja no meio empresarial.

Já escreveu mais de dezoito livros, entre os quais se destacam:

• Vantagemcompetitiva,
• Estratégia competitiva,
• A vantagem competitiva das nações,
• Competição e, mais recentemente,
• Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos que está revolucionando a gestão da saúde em todo o mundo.

Escreveu também mais de 85 artigos que foram publicados nos principais jornais e revistas de todo o mundo e recebeu três vezeso McKinsey Award como o melhor artigo publicado na Harvard Business Review no ano. Além disto, também presta serviços relevantes na área de consultoria para o Monitor Group, empresa de consultoria que ajudou a estabelecer, tendo prestado serviços para importantes empresas norte-americanas e de outros países, como DuPont, Navistar, Procter & Gamble, Royal Dutch Shell, Scotts Company e a TaiwanSemicondutor Manufacturing Company.

ENFOQUE

O enfoque de Michael Porter é diretamente voltado à estratégia competitiva. Mas o que é estratégia? Existem diversas definições de estratégia, porém podemos afirmar que a palavra vem de origem militar, onde se dizia que a estratégia é a arte para conquistar o domínio; combinar todos os elementos para apoderar-se do mando, isto é, paravencer.
No mundo corporativo não é diferente, pois é necessário um plano, um método, uma maneira para se chegar a um objetivo.
Hoje em dia com a alta competitividade e a globalização de negócios, as empresas, tem que se tornarem cada vez mais competitivas e responderem rapidamente às mudanças e exigências do mercado para obterem maior eficiência, economia e desenvolvimento para quepossam continuar a evoluir. As empresas cada vez mais precisam e têm a necessidade de acompanharem e se compararem as suas concorrentes e muita competência para se manterem à frente delas.

CONCEITOS

Do seu trabalho resultaram conceitos de estratégia que marcaram, como a análise de indústrias em torno de cinco forças competitivas; e as duas fontes genéricas de vantagemcompetitiva: diferenciação e baixo custo. No livro Vantagem Competitiva das Nações, Porter alargou essa análise às nações lançando um modelo para ajudar a compreender a posição comparativa de uma nação na competição global. O modelo pode também ser usado para regiões geográficas principais (modelo do diamante). Esta pesquisa permitiu-lhe ser consultor de diversos países entre eles, Portugal.
Porter...
tracking img