Qualidade de vida no trabalho sob a percepção dos colaboradores na empresa alfa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO SOB
A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES
NA EMPRESA ALFA

Autor: THIAGO SILVA CONCEIÇÃO MENESES
Email: benzito@ibest.com.br

RESUMO
O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos trabalhadores em relação à qualidade de vida no trabalho na empresaAlfa na cidade de Aracaju/SE. Para atingir esse objetivo procurou identificar o perfil sócio-funcional dos pesquisados, as condições de trabalho, averiguar os programas de QVT na empresa e diagnosticar o nível de satisfação dos trabalhadores em relação às condições no ambiente de trabalho. A pesquisa foi caracterizada como descritivo e exploratório, utilizando método de levantamento dosdados/quantitativo, o instrumento para a coleta de dados foi o questionário, com 34 perguntas fechadas, estruturado no modelo de Walton. O universo da pesquisa compreende 510 colaboradores que exercem a função de vigilante patrimonial, sendo 181 que dispuseram em participar da pesquisa. Para analisar as variáveis estabelecidas no estudo utilizou o método de atitude de Likert, e os dados levantados foramanalisados através do programa estatístico, o SPSS (StatisticalPackageforSocialSciences), Microsoft Excel 2007 e Microsoft Word 2007. Nesta organização constatou a necessidade de reavaliar e melhorar a sua QVT, principalmente no que tange aos fatores de compensação, jornada de trabalho, reconhecimento dos trabalhadores pela atuação no trabalho, a autonomia e a liberdade de expressão, visto que sãoestes fatores, que a priori geram insatisfação dos trabalhadores no âmbito da empresa.

Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho, Satisfação, Motivação, Trabalho

1 INTRODUÇÃO

No atual cenário empresarial caracterizado pelas rápidas mudanças e freqüentes incertezas, a informação e o conhecimento passaram arepresentar um papel importante na busca da construção e manutenção de vantagem competitiva, chegando a ser crucial para a sobrevivência das organizações. Dentro deste contexto, as pessoas são a principal fonte de criação e disseminação do conhecimento e tornaram-se um dos mais importantes itens estratégicos. Entretanto, para que essa contribuição venha ser efetiva, faz se necessário que por um lado, aspessoas estejam preparadas para tanto, e por outro lado, as organizações estejam dispostas a investir no potencial e aceitar as contribuições.

Neste sentido, tornou-se latente a necessidade e adoção de políticas de gestão de pessoas voltadas ao desenvolvimento de potencialidades e capacidades de aprimoramento individual e organizacional, onde alguns aspectos devem ser considerados, entre eles,a busca constante da melhoria da qualidade de vida no trabalho e a elevação do nível de motivação humana.

Com a melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho - QVT, as organizações constataram o reflexo da diminuição dos indicadores do nível de rotatividade, absenteísmo e os acidentes de trabalho, além da imagem positiva e o orgulho e satisfação dos funcionários em fazer parte da instituição emque trabalham.

Assim, foi a partir da perspectiva de melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho nas organizações, que buscou-se motivação para o estudo na empresa Alfa, que há 18 anos presta serviço na área de segurança privada no estado de Sergipe. A mesma tem como princípios na sua gestão a qualidade, a capacitação e a valorização dos seus funcionários, além disso, tem como destaqueo reconhecimento e a certificação da ISO 9001:2001.

Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos colaboradores do nível operacional da empresa Alfa em relação a sua QVT e a satisfação com as condições no ambiente de trabalho. Para realização da pesquisa dividiu-se o projeto da seguinte forma: justificativa e problemática do tema proposto, definições dos objetivos,...
tracking img