Logistica geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA LOGISTICA EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS

Em empresas prestadoras de serviço, a qualidade dos serviços oferecidos passa pela flexibilidade do atendimento, mas as bases de suas operações internas são iguais, tendo pouca variabilidade de produto.
As mercadorias consumidas nas realizações das tarefas quase sempre são as mesmas e existe a questão da imprevisibilidade,características pertencentes ao modelo de reposição semi-automática.
Em empresas prestadoras de serviço o volume financeiro e quantitativo dos recursos materiais são baixos, mas a importância da falta desses recursos na execução das suas atividades pode comprometer o atendimento de sua clientela, podendo inclusive a organização perder seus clientes;
Tendo em vistas essas características, o método dereposição semi-automático se torna o método ideal para ser utilizado também nas empresas prestadoras de serviço. Assim, essas empresas deixam de ficar sem o controle dos seus recursos consumidos internamente, bem como de adotar métodos empíricos de controle, tal como o visual, comprando a mercadoria somente quando ela acaba.

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Logística Empresarial é vital para aeconomia e para a empresa individual. É fator-chave para incrementar comércio regional e internacional, sistemas logísticos eficientes e eficazes significam melhor padrão de vida para todos. Na firma individual, atividades logísticas absorvem uma porção significativa de seus custos individuais. Estes custos, que são em média cerca de 22% das vendas (22,5% do valor adicionado e 21% do PNB), determinammuitas vezes se uma firma será competitiva. Boa administração é essencial.
Logística Empresarial tem como objetivo prover o cliente com os níveis de serviço desejados. A meta de nível de serviço logístico é providenciar bens ou serviços corretos, no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada ao menor custo possível. Isto é conseguido através da administração adequada das atividades-chaveda logística – transportes, manutenção de estoques, processamento de pedido e de várias atividades de apoio adicionais.
Administração de materiais e distribuição física integram-se para formar o que se chama hoje de logística empresarial. Muitas companhias desenvolveram novos organogramas para melhor tratar das atividades de suprimento e distribuição, freqüentemente dando status de altaadministração para a função, ao lado de marketing e produção. O tempo da logística empresarial está chegando e uma nova ordem das coisas está começando.

DEFINIÇÕES E CONCEITOS DA LOGÍSTICA

Alguns autores colocam a logística acima de sua conceituação clássica, segundo o dicionário Aurélio (1999):
"Logística é a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de:
a) Projeto edesenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos ou administrativos);
b) Recrutamento, incorporação, instrução e adestramento, designação, transporte, bem-estar, evacuação, hospitalização e desligamento de pessoal;
Mas o que é logística? O conceito da essência da palavra foi apresentado conforme o dicionário, mas paraos estudos da administração, o que vem a ser a Logística?
"Podemos entender logística como o gerenciamento do fluxo físico de materiais que começa com a fonte de fornecimento no ponto de consumo. É mais do que uma simples preocupação com produtos acabados, o que era a tradicional preocupação da distribuição física. Na realidade, a logística está preocupada com a fábrica e os locais deestocagem, níveis de estoque e sistema de informação, bem como com seu transporte e armazenamento".
Nessa definição existe a inclusão do conceito da cadeia de suprimento, mostrando a necessidade de uma visão geral de todo o processo produtivo. O autor deixa claro também de quem é a responsabilidade pela gestão da logística, eliminando as confusões existentes entre o conceito de
administração de...
tracking img