Logistia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística e sua História

LOGISTICA - O termo Logística possui origem francesa, desenvolvido originalmente pelos militares para designar estratégias de guerras. O termo foi evoluindo ao longo do tempo, passando de um simples enfoque operacional para um conceito de gerenciamento da cadeia de abastecimento. Logística envolve, portanto, toda a cadeia de serviços necessária para interligar umponto de produção a um centro de consumo. É a ciência de se fazer chegar o produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, no tempo certo, dentro das condições estabelecidas e com o mínimo de custos.
CONCEITO
A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.
A logística pode ser definida como umaação que envolve o transporte, armazenamento, compras de materiais e entrega de mercadorias, ou seja, a logística está presente a todos os processos de movimentação, armazenagem e distribuição dos produtos, não importando o seu segmento de atuação.

Um bom exemplo de logística pode ser observado em empresas que trabalham com comercialização de produtos para outros países, esse trabalho pode serobservado de várias maneiras, sendo a mais conhecida delas, a venda de produtos em sites como o Compre da China, na qual uma pessoa de qualquer país encomenda/compra um produto e recebe em sua casa, a logística está presente nesse processo pelo fato de precisar organizar todos os ítens para garantir que o produto chegue do jeito que foi prometido, e no prazo estabelecido no ato da compra.


Para secompreender melhor o significado de logística, podemos dizer que ela está presente desde a fabricação do produto, venda para estabelecimentos comerciais, venda para as pessoas e entrega nas suas casas, ou seja, a logística é tudo que envolve a compra de matéria prima, a estocagem desta, até a entrega do produtos a seus clientes. Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacionalholística, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.
DEFINIÇÃO
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, “Logística é a partedo Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes” (Carvalho, 2002, p. 31).
Como ferramental, a logística utiliza(entre outros):
O WMS, Warehouse Management System, em português – literalmente: sistema de automação e gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção. O WMS é uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço doarmazéns.
O TMS, Transportation Management System, que é um software para melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição. Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada. O sistema é desenvolvido em módulos que podem ser adquiridos pelo cliente, consoante as suas necessidades (Gasnier et al., 2001).
O ERP, Enterprise Resource Planningou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de...
tracking img