Festas juninas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As festas juninas foram trazidas ao Brasil pelos portugueses, que já as celebravam na Europa, desde tempos imemoriais. Estas festas têm uma evidente conotação com o trabalho agrícola, por se tratar de uma manifestação que retrata a abundância da colheita. Representam o curso do cultivo, e a colheita, seguidas pelas comemorações festivas, quando se agradece pela safra e se faz umpedido para que a próxima semeadura tenha os mesmos resultados. Os agricultores precisavam da fertilidade da terra e das condições benéficas do clima, recorrendo por isso à proteção dos deuses e dos elementos da natureza: a Terra, a Água, o Ar e, principalmente o Fogo, revitalizador e transformador. Daí o costume de acender fogueiras para afugentar os maus espíritos. Com o advento do Cristianismo,esses componentes pagãos foram sendo adaptados à tradição cristã. As festas juninas, de origem rural, hoje altamente difundida nas áreas urbanas, homenageiam Santo Antônio, São João e São Pedro. São consumidos durante a festa, alimentos chamuscados pelo fogo, como batata-doce assada e mandioca, além de pipoca, canjica, pé-de-moleque, etc. As bebidas são originárias dos produtos da terra, como acachaça, o quentão preparado com gengibre e pinga licores de maracujá e jenipapo. Finalizando, nos salões ou pátios enfeitados de bandeirolas coloridas é dançada a quadrilha, tradição maior das festas juninas. Trata-se de uma dança de origem europeia do começo do século XIX, praticada nos salões nobres. Trazida para o Brasil, popularizou-se, acabando por tornar-se uma dança caipira, embora “marcada” emfrancês. As comemorações de Santo Antônio se dão no dia 13 de junho. Dentre os santos do mês, é considerado o mais camarada, pois além de proteger as solteiras, ele é o santo casamenteiro, o achador de objetos perdidos e o defensor de causas impossíveis. Uma das comemorações mais populares entre as festas juninas é o dia de São João, em 24 de Junho. Os pais de São João foram Isabel e Zacarias. Atradição popular conta que Isabel e Maria ficaram grávidas no mesmo ano e que Maria, a mãe de Jesus, prometeu ajudá-la. Se São João nascesse à noite deveria ser acesa uma fogueira no alto do morro, para avisar Maria. Se nascesse de dia, seria levantado um mastro com uma bandeira branca. Dado o sinal, Maria iria para a casa de Isabel levando uma capelinha, um feixe de palha seca, folhas perfumadas demanjericão. É por isso que ainda hoje levantam-se mastros e o povo fala de rosas, capelinhas e manjericão.

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa juninas. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. Noprincípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típicadas danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectosculturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste
Embora seja comemorado nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São...
tracking img