O teatro santa isabel - recife - pe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O TEATRO SANTA ISABEL –RECIFE -PE

Introdução
Inaugurando uma nova fase na vida dos recifenses, o Teatro de Santa Isabel foi erguido através do trabalho não escravo, uma inovação na época, e tevesua construção finalizada em maio de 1850, alterando os costumes da população, que abria à influência francesa nos hábitos, na moda e nas leituras, e sendo por muito tempo o palco do Recife, em todosos aspectos: políticos, sociais e culturais. O Teatro de Santa Isabel era a grande casa de espetáculos da cidade, lugar de divertimento, convivência social e também de exercício da cidadania. OTeatro assistiu à Rebelião Praieira, à Campanha Abolicionista e à Campanha pelo advento da República. Monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1949, ele representa o primeiro emais expressivo exemplar de Arquitetura Neoclássica em Pernambuco e um dos mais notáveis do país.
O neoclassicismo é um estilo que se reporta à epóca clássica, ou seja, à Antiguidade grega e romana, etem como características a presença de poucos ornamentos na arquitetura, com colunas mais lisas e linhas retas, quase sem enfeites, diferente do barroco, cheio de detalhes e linhas curvas. O novoestilo ficoi marcado em várias construçõesdesse período, como o Teatro de Santa Isabel e o Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Relação sócio-cultural
A idéia de construir um Teatro público noRecife, capital da província, partiu de Francisco do Rego Barros, futuro Conde da Boa Vista, presidente da província de 1837 a 1844.
A província não dispunha, na época, de profissionais qualificados,como engenheiros e arquitetos, nem sequer pedreiros ou carpinteiros especializados. Os poucos engenheiros que existiam tinham formação militar.Para viabilizar o seu projeto de governo, Rego Barrospromoveu a vinda de inúmeros profissionais europeus, engenheiros, matemáticos, técnicos e operários, entre eles, Louis Léger Vauthier, o engenheiro responsável pela execução do projeto do novo teatro que...
tracking img