Epistomologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Educação e Epistemologia



Aluno: Gustavo Bonnes


1) “A dificuldade de traçar esses caracteres e a complexidade do sistema cuneiforme, cujos sinais transcreve sob forma silábica (e não alfabética), concomitantemente os sons, ideais e predicados determinativos (bem como os prefixos, sufixos e infixos de uma língua aglutinante, ou seja, sem flexões), tornam penosa e lenta aformação do escriba, mas fazem dele uma elite do Estado” (PAUL PETIT). A partir da citação, responda:
a) A que civilização antiga o texto se refere?
A civilização da Mesopotâmia.


b) A importância do escriba tinha igual peso em outras civilizações antigas. Explique quais eram os aspectos religiosos e práticos de possuir o domínio da escrita.
Domínando a escrita os escribas passaram a imagemde domínio, dando ênfase a sua capacidade de transmitir conhecimento, deste modo destacam-se dos demais, colocando em prática a sua capacidade de explorar.


c) Escriba, mago, mandarim, brâmane; quais eram as equivalências entre eles? Quais as consequências para a educação popular?
Vinham de civilizações diferentes, porém tinham a mesma característica escriba. Hoje ainda existem pequenosgrupos que dominam determinados assuntos. Só há saberes diferentes. A força do trabalho e quem tem conhecimento, vai se sobre sair na educação popular.


d) Em que sentido a divisão social que privilegia a elite que tem acesso à cultura, desde a antiguidade, pode ser considerada, sob alguns aspectos, atual?
O texto nos dá subjetividade apropriando-se a idéia do contexto de o conhecimentoempírico mantido pelas genealogias dinásticas, finalização étnica e localização geográfica. O conhecimento conhecimento como apropriação se ornou do poder a partir do surgimento das escritas na mesopotâmia antiga.




2) Qual a relação entre o caráter religioso das primeiras civilizações e sua marca tradicionalista?
A religião sempre esteve ligado a tradições a tentativa de explicar da ondeviemos quem somos e pra onde vamos
3) Considerando a questão anterior, faça uma pesquisa sobre os países contemporâneos que mantêm governos teocráticos e quais as conseqüências do fundamentalismo religioso para a política e também para a cultura e a educação?
As formas de estado teocrático contem princípios bastante diversos dos que norteiam os estados laicos. Na geopolítica contemporânea, ademocracia é peculiar ao ocidente, as teocracias são atualmente típicas do mundo islâmico ou muçulmano.
Nas teocracias os poderes políticos e religiosos andam lado a lado, quem detém controle do estado regula também os preceitos morais, espirituais, educacionais e culturais. Nada é feito de forma autônoma. Toda e qualquer atitude tomada pelo estado ou pela sociedade esta vinculada a uma únicalógica religiosa, que serve como fundamento universal.
Exemplos atuais de regime desse tipo são:
*Estados islâmicos: Arábia Saudita, Iêmen, Mauritânia, Omã, Sudão, Irã.
*Vaticano (país teocrático católico).
*Israel.
*Costa Rica, Malta, Mônaco, Liechtenstein (católico romano).
*Chipre, Grécia, Finlândia (igrejas ortodoxas).
*Dinamarca, Islândia, Noruega, Finlândia (luteranismo).*Reino Unido (anglicanismo).
*Tuvalu (igrejas reformadas).
Vários pensadores e pesquisadores como Alexis de TOC Queville e Max Weber, apontam que fatores subjetivos como: valores, crenças e atitudes se difundem no meio e criam as bases de uma cultura e esta, acaba influenciando a evolução política, social e econômica de uma sociedade.
As manifestações fundamentalistas religiosas sãoconservadoras, acentuando exageradamente o poder de quem representa as igrejas. Uma das conseqüências negativas é que o fundamentalismo religioso faz com que o fanático torne-se incapaz de dialogar, pois nega, condena ou tenta destruir tudo o que questiona ou contraria suas idéias. Essas idéias conservadoras repercutem em todas as áreas da sociedade, cultura, educação e na política.
O fundamentalismo...
tracking img