Lodo ativado na industria cervejeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento Aeróbico de Efluentes
Sistemas Compactos

O sistema aeróbico de Tratamento de efluentes (SATE) é uma técnica barata para purificação de água, que permite a despoluição e oreaproveitamento das águas. Soluciona problemas em sistemas anaeróbicos falhos ou onde estes não se permitem instalar. A técnica envolve o fornecimento de oxigênio ao sistema aquoso poluído onde se permite, porum período, o desenvolvimento de certos organismos aeróbicos (lodo ativado), que se alimenta desta matéria orgânica poluidora. A poluição é transformada em gás carbônico (CO2) e em maismicrorganismos que seguem se alimentando e multiplicando. Boa parte da poluição em suspensão e de bactérias patogênicas, são também retiradas do sistema, além do processo digestivo, por decantação do lodoativado, que ocorre na seqüência.

O SATE pode incluir um pré-tratamento com uma grade, uma caixa de areia, uma caixa de gordura ou mesmo uma fossa séptica seguido pela câmera de aeração/digestão e. pelade sedimentação, onde há a separação da água limpa do lodo e partículas em suspensão. Esta água pode então ser desinfetada, por cloração, ozonização ou radiação UV, numa câmera de contato , e reusadapara irrigação, por ex., ou lançada diretamente no meio ambiente. O lodo excedente produzido é enviado para um tanque de oxidação, por aeração continua, descartado em leito de secagem oudesidratado; pode ser usado como adubo orgânico.
Etapas do Tratamento

Estação de Tratamento

Visualização integrada do sistema segundo o EPA 832-F-00-031 de Set/2000:

Tratamento Aeróbico

Oequipamento deve ser monitorado regularmente e inspecionado a cada 2-3 meses; problemas de operação podem ocorrer com uso de excesso de detergentes, soda, desinfetantes, etc.. Alterações de cor, aparecimentode espuma grossa branca no começo da operação são normais e requerem ações especificas. Só após 45-60 dias de operação é que o lodo se estabelece completamente. Não há necessidade de inoculação de...
tracking img