Lixo nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lixo Nuclear
Em 1896, um cientista francês, Antoine Becquerel, estava estudando o elemento urânio. Casualmente, ele colocou o urânio perto de uma placa fotográfica e, olhando para a placa, algum tempo depois, viu marcas pretas incomuns sobre ela. O urânio estava desprendendo, ou emitindo, partículas (ou raios), que estavam afetando a placa. Foi assim que se descobriu a radiação.
A radiação éemitida por muitos outros elementos, além do urânio – rádio, potássio, tório, carbono e iodo são apenas alguns desses elementos –, chamados radioativos. Toda radiação pode ser prejudicial aos homens e outros animais, porque danifica as células vivas.
Consideram-se lixo nuclear as sobras de materiais radioativos que não mais serão utilizados e tudo o que estiver contaminado por eles:

* Osresíduos de mineração
* Os resíduos da preparação dessas substâncias químicas radioativas
* O encanamento por onde elas passaram
* As vestimentas moderadamente impregnadas de radioatividade usadas pelos trabalhadores.

Enfim, tudo o que entra em contato com material radioativo e o próprio material radioativo que não for mais útil é lixo nuclear.

Fontes

Este lixo é produzido pordiversas fontes, sendo as principais:

* Usinas nucleares: após o processo de fissão nuclear, o que sobra do uso do urânio é considerado lixo nuclear.
* Armas Nucleares: na fabricação, manutenção ou desativação deste tipo de arma, vários resíduos nucleares são gerados.
* Laboratórios de exames clínicos: alguns instrumentos de exames médicos usam produtos radioativos como, por exemplo,máquinas de raios-X.
* Mineração de urânio: A maior parte dos resíduos radioativos origina-se na extração de urânio. Esse entulho é geralmente depositado próximo à mina correspondente. A inalação de poeira e a ingestão de alimentos contaminados representam um risco à saúde pública, especialmente à crianças e mineiros.

Grau de radioatividade

Há três categorias de lixo radioativo: resíduo dealto nível (HLW, de high level waste); rejeito de nível intermediário (ILW, intermediate level waste); e rejeito de baixo nível (LLW, de low level waste).
O HLW consiste principalmente de combustível irradiado proveniente dos núcleos de reatores nucleares e de rejeitos líquidos de alta atividade produzidos durante o reprocessamento. A remoção de plutônio pelo reprocessamento resulta num imensovolume de rejeito líquido radioativo. Parte desse mortal rejeito de reprocessamento, armazenado em grandes tanques, é misturado com material vitrificaste quente. Novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas, como os ADS - Accelerator Driven Systems, que podem usar o lixo como combustível e assim reduzem o tempo de armazenamento em centenas de anos.
Os blocos de vidro resultantes tambémsão classificados como HLW. Ainda que o processo de vitrificação possa tornar mais fácil o transporte e o armazenamento, de forma alguma diminui o terrível risco para as pessoas e o ambiente durante o milênio que virá. De maneira geral, o HLW é mil vezes mais radioativo que o ILW.
O ILW consiste principalmente de "latas" metálicas de combustível que originalmente continham urânio combustível para usinasnucleares, peças de metal do reator e rejeitos químicos. Têm de ser blindadas para proteger operários e outras pessoas contra a exposição durante o transporte e a destinação final. O ILW, de maneira geral, é mil vezes mais radioativo que o LLW.
O LLW pode ser definido como o rejeito que não requer blindagem durante o manuseio normal e o transporte. O LLW consiste principalmente de itens como roupas deproteção e equipamentos de laboratório que possam ter entrado em contato com material radioativo.

Riscos e contaminação

Já surgiram propostas para se dispor de tais resíduos, inclusive colocá-los em foguetes e dispará-los para o sol. A maioria das "soluções" atualmente propostas para a disposição final do lixo radioativo envolve seu enterro no subsolo numa embalagem especial com proteção...
tracking img