Resumo anthony giddens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUAL O ENTENDIMENTO E EXPLICAÇÃO PROPOSTO POR GIDDENS EM RELAÇÃO AO CORPO E A CRISE DE IDENTIDADE NA MADERNIDADE?



Os mais diversos campos de conhecimento científico vêm enfrentando o desafiode compreender o extremo dinamismo que caracteriza a sociedade contemporânea. Na sociologia, Anthony Giddens destaca-se como um teórico que, ao refletir sobre o sentido da sociedade em que vivemos,penetra no terreno da auto identidade, procurando analisar de que forma a contemporaneidade se relaciona com os aspectos mais íntimos da vida pessoal. Em Modernidade e identidade , o autor analisajustamente a transformação na concepção de identidade a partir do rompimento com uma ordem dita tradicional.
Para Giddens é impossível separar a constituição das sociedades modernas, em suacomplexidade atual, sem levar em conta as consequências que a globalização ou os riscos sociais imprimem tanto ao indivíduo quanto à coletividade, contribuindo de forma decisiva para afetar “os aspectos maispessoais de nossa existência”. Sua reflexão não está centrada no “eu” fruto de uma abordagem elevadamente psicológica, mas na importância do entendimento dos mecanismos de auto identidade que sãoconstituídos pelas instituições da modernidade, influindo também em sua constituição. Por não ser uma entidade passiva, determinada por influências externas, ao forjar suas auto identidades, independente dequão locais os contextos específicos da ação, os indivíduos contribuem para as influências sociais que são globais em suas consequências e implicações.
Anthony Giddens dar início com oreconhecimento de que, em uma sociedade tradicional, a identidade social dos indivíduos é limitada pela própria tradição, pelo parentesco, pela localidade. A modernidade, caracterizada como uma ordempós-tradicional, ao romper com as práticas e preceitos preestabelecidos, enfatiza o cultivo das potencialidades individuais, oferecendo ao indivíduo uma identidade "móvel", mutável. É, nesse sentido, que, na...
tracking img