Resumo compreensivo do texto “o que é sociologia” (anthony giddens)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia, termo que é definido como estudo da vida social, dos grupos e da sociedade, tem como objeto de estudo o comportamento dos indivíduos como seres sociais, surge no contexto histórico degrandes revoluções como a Revolução Francesa e Industrial. Tais revoluções mudaram os modos de vida da população abrindo espaço para o estudo da mesma. Para deixar claro o objetivo dessa ciência social,Giddens usa um exemplo de um simples ato como o de tomar uma xicara de café para debater a partir do ponto de vista sociológico, esse debate traz reflexões como: de o café ter um valor simbólico, deser um estimulante e de ate mesmo ser um fator que ajuda na interação social.
É possível perceber, que é trabalho da sociologia não só investigar a sociedade como um todo, mais também investigar aindividualidade (pois é o conjunto de escolhas individuais que modelam a sociedade). É preciso notar também que as pessoas seguem padrões da sociedade, seja por medo de punição, rejeição ou mesmoincompreensão.
O papel da sociologia em nossas vidas vai além da compreensão da realidade do próximo, ou da ajuda pratica na avaliação de resultados de iniciativas politicas, mas sim visa umaautocompreensão para que possamos ser capazes de influencia nosso futuro.
Outro fator que deixa a sociologia em si um pouco confusa é a diversidade de abordagens, retirando a ideias de que a disciplina tem umcorpo de ideias que todos concordam.
Augusto Comte inventor do termo “sociologia” tinha uma visão da ciência positiva, na qual acreditava que baseada na experiência, na observação era possível inferirleis que explicavam o comportamento da sociedade. Além de inferir a Lei dos três estágios (teológico, metafisico e positivo), ele propôs que fosse adotado uma “religião” na qual abandonaria os dogmasem favor do cientifico.
Émile Durkhein um dos “pais” da sociologia pregava o estudo dos fatos sócias de maneira objetiva como se estuda as coisas, e afirmava que a sociedade ultrapassa as simples...
tracking img