Soluções para resíduos de saúde através da pesquisa
Por Augusto Morais


Unidade de tratamento de resíduos
do Hospital dos Servidores Cresce a cada dia a busca de soluções para minimizar ostranstornos causados pela produção de resíduos de serviços de saúde. Constantemente o assunto é tema de conferências e pesquisas em vários países. No entanto, ainda há muito o que fazer para que o lixohospitalar, como é vulgarmente conhecido, tenha um destino considerado ideal pelas organizações de saúde e meio ambiente.
A falta de conscientização sobre os resíduos hospitalares faz com que o paísviva um grande atraso no que se refere à geração, acondicionamento, transporte e descarte desse tipo de material. Com isso, vários municípios brasileiros ainda não possuem locais especiais para otratamento dos resíduos.. Cresce a cada dia a busca de soluções para minimizar os transtornos causados pela produção de resíduos de serviços de saúde. Constantemente o assunto é tema de conferências epesquisas em vários países. No entanto, ainda há muito o que fazer para que o lixo hospitalar, como é vulgarmente conhecido, tenha um destino considerado ideal pelas organizações de saúde e meioambiente. A falta de conscientização sobre os resíduos hospitalares faz com que o país viva um grande atraso no que se refere à geração, acondicionamento, transporte e descarte desse tipo de material. Comisso, vários municípios brasileiros ainda não possuem locais especiais para o tratamento dos resíduos. De acordo com a administradora hospitalar e subgerente de Higiene Hospitalar da Comlurb, GlóriaCosta, há vários estudos em andamento para que os resíduos de serviços de saúde causem menos impactos na vida do homem moderno. Uma das propostas está sendo testada pelo município de São José dosCampos - SP. O projeto prevê passar os resíduos por um aparelho de microondas e, logo em seguida, triturá-los. Mesmo considerando-o ideal, Glória lamenta que a saída ainda seja de custo elevado. Um... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Lixo hospitalar. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lixo-Hospitalar/83764.html

MLA

"Lixo hospitalar" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lixo-Hospitalar/83764.html>.

MLA 7

"Lixo hospitalar." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lixo-Hospitalar/83764.html>.

CHICAGO

"Lixo hospitalar." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lixo-Hospitalar/83764.html.