Lixo hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade, tratando-se do lixo hospitalar o objetivo geral desse tema seria elevar a qualidade da atenção dispensada ao assunto"resíduos sólidos dos serviços de saúde”; Permitir o conhecimento das fontes geradoras dos resíduos; Estimular a decisão por métodos de coleta, embalagem, transporte e destino adequados; Reduzir ou sepossível eliminar os riscos a saúde dos funcionários, clientes e comunidade; Eliminar o manuseio para fins de seleção dos resíduos, fora da fonte geradora; Permitir o reprocessamento de resíduos cujasmatérias primas possam ser reutilizadas sem riscos à saúde de pacientes e funcionários; Reduzir o volume de resíduos para incineração e coleta especial; Colaborar para reduzir a poluição ambiental, gerando,incinerando e encaminhando aos órgãos públicos a menor quantidade possível de resíduos.

Desenvolvimento:

A preocupação com a questão ambiental torna o gerenciamento de resíduos um processoimportante na preservação da qualidade da saúde e do meio ambiente. A questão ambiental, mais especificamente, a educação em saúde ambiental, tem o papel de determinar e avaliar os problemas ambientaisde modo integrado, interdisciplinar e global, sem considerar a existência de fronteiras políticas. As ações para a resolução desses problemas devem ser implementadas a partir do micro ambiente (casa,rua, bairro). A questão ambiental esta relacionada à produção de lixo/resíduo. Quando falamos em lixo pensamos em material que não presta e que se despreza, é inútil e com sujidade. Tratando-se doambiente hospitalar, acreditamos que todo o lixo produzido é contaminado.
Os Resíduos Sólidos Hospitalares ou como é mais comumente denominado “lixo hospitalar ou resíduo séptico”, sempre se constituiuum problema bastante sério para os Administradores Hospitalares. O desenvolvimento e a falta de informações, mitos e fantasias entre funcionários, pacientes, familiares sobre o assunto faz com...
tracking img