Lixo hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LIXO HOSPITALAR

Lixo hospitalar é o lixo que resulta da manipulação em hospitais e clinicas, e formado em sua maioria por seringas, agulhas, luvas, fraudas, sondas, cateteres e demais materiaisdescartáveis. São divididos em: resíduos sólidos, semi-sólido e líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos.
Representa um grande perigo à saúde, uma vezque pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças . A incineração libera gases tóxicos, uma vez que esse lixo pode conter diversos tipos de resinas e outros materiais cuja queimaalém de liberar Gás Carbônico, também podem liberar outros gases poluentes. O ideal seria fazer como em alguns países, onde o lixo é levado para a autoclave, na qual é submetido à alta pressão, e todos osmicroorganismos patogênico são mortos. A incineração do lixo hospitalar não é obrigatória como meio de tratamento, porém é considerada a melhor alternativa de tratamento, pelos seguintes fatores:reduz drasticamente o volume de resíduo, sobrando uma pequena quantidade de cinzas; é um processo simples apesar de crítico quanto ao cumprimento dos procedimentos operacionais; como desvantagem, existea emissão de compostos tóxicos como as dioxinas e furanos, caso a usina não seja projetada e operada adequadamente.
Representam uma fonte de riscos à saúde humana e ao meio ambiente, devidoprincipalmente à falta de adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo das diferentes frações sólidas e líquidas geradas, como materiais biológicos contaminados e objetos perfuro cortantes, peçasanatômicas, substancias tóxicas, inflamáveis e radioativas. Pode representar perigo à saúde e meio ambiente, Hospitais e clinicas produzem lixo que pode estar infectado ou contaminado. Podem também sedesfazer de drogas e remédios que podem se tornar perigosos, ou for tomado por pessoas erradas. Além disso, os hospitais produzem uma enorme quantidade de lixo comum, que é descartado da mesma maneira...
tracking img