Lixo em minha cidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão Ambiental

Lixo em minha cidade

Introdução a Gestão Ambiental

Resíduo é tudo aquilo que pensamos que não tem mais utilidade para nós e o descartamos, “resolvendo o nosso problema”. Produzidos pelas nossas famílias e empresas, causando um grande impacto em outros lugares, os chamados lixões, depósitos, ou aterros.

O lixo sempre existiu, e sempre vai existir sendo cada vezmais produzido com o passar dos anos com mais excesso, não só pelo consumismo, mas também pelo aumento da população.

A cidade de Jataí

[pic]
Jataí uma cidade localizada no sudoeste de Goiás, com população de 85.491 mil habitantes, segundo a pesquisa feita pelo IBGE.
Uma cidade com grande pólo turístico, constituída de lagos, museus, unidades de educação federal, universidades.[pic][pic]

[pic]

Atividades economia de jataí

A força economia de Jataí é a agropecuária, que em grande parte movimenta a indústria e o comércio do município. A agroindústria e o setor de confecções são as áreas que apresentam crescente desenvolvimento.

        A produção agrícola é notável e tem se diversificado muito nos últimos anos. Jataí é o primeiro produtor de milho e o segundo desoja do Estado. É um dos maiores produtores de milho safrinha do país. Suas vantagens no setor agrícola não param por aí. O município apresenta a segunda maior produção de arroz de sequeiro e é o terceiro na produção de girassol. De acordo com o Superintendente da Indústria, Comércio e Turismo municipal, Alexandre Carzola, Jataí apresenta a maior produtividade média por hectare do Estado no cultivode grãos. Carzola ressalta ainda que "toda a cadeia produtiva da soja e do frango é realizada no município, o que agrega valor aos produtos e gera mais riquezas".

O lixo produzido na cidade

Mas tendo ai esse “pequeno problema” a falta de atenção ao termo lixo.

Esse problema denominado “lixo” que ocorre a produção de resíduos no município de Jataí- GO, problema cada vez mais grave não sóaqui mais em todas as cidades, que provocam conseqüências ambientais irreversíveis.

A cidade de Jataí tem se agravado com o passar dos anos, devido ao aumento populacional que a região tem sofrido desde o inicio da expansão da fronteira agrícola na década de 60, ampliando-se nos anos 80 e 90. Com isso houve-se cada vez mais a produção de resíduos.

Em 1994, Jataí produzia 70 toneladas pordia de resíduos, a cidade contava com uma oficina de reciclagem na saída para Rio Verde onde foram investidos, 300 mil dólares para implantar a usina de reciclagem no período de 1993 a 1994.
Atualmente na cidade de Jataí no ano de 2007 eram produzidas 90 toneladas.

Foi feito uma pesquisa pela secretária do meio ambiente esse ano de 2009 hoje em dia se produz de 50 a 60 toneladas.

A coletado lixo na cidade

Hoje em dia os caminhões de lixo que coletam os resíduos na cidade.
A coleta inicia-se por volta de duas horas da manhã. Assim que enchem os caminhões coletores, estes retornam até a área de transbordo, descarregam o caminhão na carreta e esse caminhão coletor volta às ruas a fim de continuar a coleta na cidade com outros funcionários.

Eles não vão até o lixão, eles fazema coleta nos bairros da cidade e transportam até o deposito localizado na rua Prof. Izaltino G. Guimarães, entre a AABB e o Estádio Arapucão, nesse local há uma rampa onde os caminhões coletores descarregam os resíduos em uma carreta. Que os transportara até o “aterro sanitário”.

Nessas carretas que são despejadas os lixos de duas a três caçambas, dos caminhões coletores.

O lixo étransportado até o “lixão”, em média de 4, dependendo até 5 carretas por dia.

Há maior quantidade de resíduos principalmente nos feriados de natal e ano novo.

O lixo recolhido na cidade e levado a certo local afastado da cidade, denominado lixão e jogado a céu aberto, nesse local são jogados todos os tipos de lixo; lixo hospitalares, poda de árvores, lixo domestico e até lixos industriais e...
tracking img