Conpostagem de lixo na cidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

o destino do lixo em campos novos/sc

Trabalho apresentado ao Curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Introdução à Gestão Ambiental.

Orientador: Prof. CristinaCelia Krawuslski

Campos Novos – SC
2009
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .3

2 DESENVOLVIMENTO .4
2.1 O DESTINO DO LIXO .4
2.2 ENTREVISTAS COM CIDADÃOS E AUTORIDADES CAMPONOVENSES .7
2.3 RECOLHIMENTO E DESTINAÇÃO DO LIXO 10

3 PARECER TÉCNICO 12

4 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

No referido relatório de pesquisa estão contidos informações sobre a coleta edestinação do lixo produzido pela Cidade de Campos Novos. Contém entrevistas com pessoas ligadas a comunidade e autoridades do poder público municipal, também dispõe de um parecer técnico sobre como deve ser o destino do lixo de uma forma adequada.
Tendo como objetivo identificar se o lixo da nossa cidade esta sendo recolhido nos padrões necessários que deve ser para mantermos o meioambiente ecologicamente correto. O recolhimento e a coleta seletiva do lixo deve ser um conjunto onde toda a comunidade trabalhe coletivamente para obter um melhor desenvolvimento do meio ambiente, para as futuras gerações.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O DESTINO DO LIXO

Está pesquisa foi realizada no período de 03 / 04 / 2009 a 16 / 04 / 2009 tem o objetivo de diagnosticar e informar asituação do lixo produzido na cidade de Campos Novos, no município estima-se que são produzidas 20 Toneladas de lixos diários conforme estudo realizado no mês de março de 2009, segundo o engenheiro da empresa VT engenharia o Sr Ricardo Testolim estima-se que no município será recolhido entre 380 a 400 toneladas de lixo por mês, informou que dos quais 15% é de lixos recicláveis, 60% são de materiaisorgânicos e 15% são de rejeitos, a cidade não dispõe de aterro sanitário, sendo o lixo recolhido pela empresa Vtengenharia e construções a qual disponibiliza de um aterro sanitário localizado na cidade de Fraiburgo na SC 453 na fazenda Bahia 1, o lixo orgânico (que são restos de comida, papel higiênico, pontas de cigarro, poeira, etc..) é recolhido pela empresa e destinado ao aterro sanitário, oaterro apresenta uma vida útil de 28 anos e uma capacidade para 1 milhão e 200 mil toneladas de lixo orgânico.
Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, emlocais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental (fonte site www.suapesquisa.com).
[pic]
VistaAérea do Aterro Sanitário de Fraiburgo/SC
Ainda não existe uma lei local que estabeleça o programa de coleta seletiva do lixo no município de Campos Novos, segundo informações da prefeitura são aproximadamente 7, 000 famílias que residem na cidade, das quais apenas 2% da comunidade fazem a separação do lixo reciclável do lixo orgânico, que a outra parte da população simplesmente coloca osresíduos no lixeiro sem que haja uma separação adequada para ser recolhido pela empresa responsável da coleta do mesmo, como não existe a coleta seletiva no município, o recolhimento é feito por uma empresa contratada pela prefeitura (Empresa Vtengenharia e Construções) e também pela Associação dos Catadores de Papelão Cidade Limpa.

[pic]
Sede da Associação dos Agentes Ambientais...
tracking img