Relatorio de aeac

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Através da destilação fracionada do petróleo, pode-se obter vários produtos derivados de grande importância econômica, mas é a gasolina que apresenta maior valor comercial. A gasolinaé uma mistura de hidrocarbonetos saturados que contem de 5 a 8 ou 20 átomos de carbono por molécula. A gasolina pode ser formada por uma mistura de mais de 200 tipos de hidrocarbonetos e outroscomponentes em menor quantidade, sendo assim, a gasolina não tem uma fórmula definida, sua variação depende do tipo de petróleo que foi extraído (tendo influência do solo da região da extração) e doprocesso de refino.
A qualidade da gasolina comercializada no Brasil está sempre em questionamento colocando sempre em evidencia a sua composição devido a algumas formas de adulteração com solventesorgânicos que prejudicam os motores dos automóveis. A gasolina brasileira antes de sua comercialização é adicionada uma porcentagem de álcool etílico anidro combustível ou simplesmente etanol. O etanol atuaprincipalmente como um antidetonante substituindo o chumbo tetraetila devido a sua elevada toxicidade.

Objetivo:
Neste experimento vamos avaliar se o teor de etanol na gasolina está dentro dasnormas técnicas e em perfeitas condições de uso.
A quantidade de etanol presente na gasolina deve respeitar os limites estabelecidos pela CNQ, seu teor pode variar entre 18% a 24% em volume. A falta ouexcesso de álcool em relação aos limites estabelecidos comprometem a qualidade do produto que chega aos consumidores brasileiros.
Material e reagente utilizados no experimento:
1. Proveta graduadade rolha esmerilhada de 100 ml;
2. Provera de 100 ml;
3. Funil;
4. Solução aquosa saturada de NaCl;
5. Água destilada;
6. Gasolina (disponibilizada pelo laboratório).

Procedimento:
Foramcolocados 50 ml de amostra de gasolina na proveta graduada e completado com solução de cloreto de sódio até 100 ml. A solução de NaCl é utilizada para aumentar a solubilidade do álcool em água...
tracking img