Lixao x aterro sanitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lixão X Aterro Sanitário

O lixão é um grande espaço destinado apenas a receber lixo. Isso significa que nada é planejado para “abrigar” os resíduos de forma menos agressiva ao meio ambiente. Nãohá tratamento para o chorume, líquido liberado pelo lixo, que contamina o solo e a água. Por lá, não é difícil encontrar ratos e insetos circulando livremente. Os resíduos ficam, literalmente, a céuaberto.

Já no aterro sanitário, o lixo é depositado em local impermeabilizado por uma base de argila e lona plástica, o que impede o vazamento de chorume para o subsolo. Diariamente, o material éaterrado com equipamentos específicos para este fim. Existem, também, tubulações que captam o metano, gás liberado pela decomposição de matéria orgânica e que
pode ser usado para gerar energia. Osaterros controlados são intermediários entre lixão e aterro sanitário. Neles, há cobertura diária do lixo com terra, importante para evitar mal cheiro e proliferação de insetos e animais, mas acapacidade de impedir a contaminação do solo e águas subterrâneas não é completa.

LIXÃO: é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo; isto é: não tem nenhumsistema de tratamento de chorume (líquido preto que escorre do lixo), contaminando o solo e o lençol freático.Como o lixo fica exposto no ambiente há o aparecimento de moscas, pássaros,ratos (transmissores de doenças), além da presença das pessoas em busca de comida e materiais reciclaveis para vender.O lixão, além de ser um foco de doenças, odores, também é um problema social.



ATERROCONTROLADO: é uma fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Normalmente é uma célula que foi remediada, ou seja, que recebeu cobertura de argila, e grama e captação de chorume e gás. Ele épreparado para receber resíduos, sem contaminar o solo, e não fica exposto, pois é coberto com terra ou saibro diariamente.O chorume não é tratado, apenas é removido para superfície.

ATERRO...
tracking img