Solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho trataremos os aspectos essenciais dos rios e dos processos aluviais. Primeiramente serão abordadas as bacias de drenagem. Em seguida apresentaremos algumas formas de classificação dos rios, dos leques aluviais e dos leques deltaicos, com base no estudo de processos e produtos análogos atuais. Passaremos então ao estudo dos depósitos aluviais no registro geológico.Analisaremos também as inundações, que constituem o principal acidente geológico relacionado aos rios, com sérias implicações para a atividade humana.

2 RIOS E PROCESSOS ALUVIAIS

2.1 Águas de superfície: Rios

A chuva e a neve que caem sobre a Terra podem seguir vários caminhos antes de retornar à atmosfera. Uma grande parte dessa água corre pelas vertentes entre elevações, canalizando-sepela irregularidade do terreno e unem-se formando os pequenos arroios. A principio esses flui interminantemente pôr vão removendo partículas de solo e de rocha, abrindo os sulcos, até alcançar a superfície do lençol freático da água subterrânea da qual recebe contribuição, transformando-se em rios permanentes (POOPP, J. H. 1998).
As águas correntes que brotam nas fontes, mais as águas de chuvaque escoam imediatamente, vão formando pequenos córregos que se ajuntam, se avolumam, dando finalmente origem ao rio. Dessa forma, a nascente de um rio é uma extensa região cujas fontes todas alimentam um pequeno córrego que se ajuntara a outros mais adiante, indo finalmente formar o rio (LEINZ, V. e AMARAL, S. E. 1989).
Rios, no sentido geral, são cursos naturais de água doce, com canaisdefinidos e fluxo permanente ou sazonal para um oceano, lago ou outro rio. Dada a sua capacidade de erosão, transporte e erosão, transporte e deposição, os rios são os principais agentes de transformação da paisagem, agindo continuamente no modelada do relevo (RICCOMINI, C.et al.2003)
São importantes para a atividade humana, seja como guias de transporte e fontes de energia hidroelétrica e águapotável, seja como supridores de recursos alimentares através da pesca e água para irrigação. Além disso, a existência de terras férteis nas planícies de inundação situadas às suas margens permite o cultivo em larga escala. Por outro lado, as inundações associadas aos rios constituem um dos principais acidentes geológicos, acarretando percas de vidas humanas e grandes prejuízos.
Segundo RICCOMINI,C.et al.(2003) os processos associados aos rios, denominados processos fluviais, enquadram-se, num sentido mais amplo, no conjunto de processos aluviais, que compreendem a erosão, transporte e sedimentação em leques aluviais, rios e leques deltaicos. Os leques aluviais são sistemas fluviais distributários espraiados por dispersão radial de o assoalho de uma bacia a partir dos locais de saída dedrenagem confinadas em regiões montanhosas. Por sua vez, os leques deltaicos são leques aluviais que avançam diretamente para o interior de um corpo de água (lago ou mar). Os depósitos correspondentes, ou depósitos aluviais, apresentam bastante importância econômica como hospedeiros de recursos minerais (como urânio e depósitos de placer com diamantes, cassiterita e ouro), energéticos (carvão, petróleoe gás) e hídricos (água
subterrânea).
O transporte sedimentar em sistemas aluviais processa-se principalmente como fluxo de detritos, típicos do leques aluviais, ou como carga suspensa ou de fundo em canais fluviais. Os sedimentos aluviais apresentam natureza essencialmente clástica, com granulação muito variável. Sedimentos químicos podem ocorrer localmente, crostas e concreções de calcitadesenvolvidas em paleossolos e evaporitos.
Os depósitos aluviais constituem um dos mais importantes componentes do registro biológico. Seu estudo, baseado em modelos estabelecidos em observações de depósitos recentes, permite a caracterização dos processos hidrodinâmicos e a compreensão da evolução sedimentar dos depósitos antigos, fundamentais na distribuição de recursos e na reconstituição...
tracking img