Aterro sanitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nesta quinta-feira, dia 08 de março de 2012, fomos visitar o Aterro Sanitário para conhecer um pouco mais sobre a sua organização e funcionamento. O Aterro Sanitário nada mais é do que um espaçodestinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria, de construção, e também resíduossólidos retirados do esgoto. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros,metais e papéis.

Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades; como o Aterro de João Pessoa se localiza. Isto ocorre em função do mau cheiro e dapossibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidadee tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.

Durante o passeio, pudemos observar como esse sistema realmente funciona. O Aterro de João Pessoa recebe em tornode 1.600 toneladas por dia. A base do mesmo deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade -PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume (líquido proveniente da decomposiçãodos resíduos) deve ser tratado ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.

A situação de João Pessoa antes do Aterro Sanitário era precária. Todos osresíduos sólidos da nossa cidade eram dispostos no Lixão do Roger sem nenhum tipo de controle, fossem resíduos urbanos, de saúde ou industriais. A principal diferença entre o Lixão e o Aterro é que...
tracking img