Livro ana bock

Páginas: 11 (2582 palavras) Publicado: 25 de junho de 2012
Behaviorismo

O behaviorismo tem Watson como fundador, que tinha muita preocupação em mostrar ao mundo que a psicologia era de fato uma ciência. Em virtude disso, Watson procurava formar uma psicologia livre de cartiações, com a capacidade de prever e controlar, com isso há o abandono da introspecção e uso da experimentação.

O objeto de estudo do behaviorismo é o comportamento do homem oudo animal (para os behavioristas não havia distinção entre o homem e os demais animais) em específico, as respostas dos animais a estímulos do meio em que eles estão inseridos e a capacidade de moldar esses comportamentos.

Condicionamento respondente

Pavlov foi o primeiro a estudar. Enquanto estudava salivação de cães, Pavlov percebeu que o cão passou a salivar antes mesmo de sentir ocheiro da ração, ele já começava a salivar ao ouvir os passos da estagiária que dava a ração a ele. A explicação behaviorista para isso é que os passos da estagiária, estímulo inicialmente neutro, foi pareado ao cheiro da ração, estímulo iliciante, e com o tempo o cão começou a associar os passos da estagiária com a chegada da comida, adquirindo assim um condicionamento respondente.Contracondicionamento

O contracondicionamento é um caso especial de condicionamento respondente que consiste em conflitar sentimentos afim de anular um deles (método chamado de dessensibilazação sistemática). Por exemplo, associar boas sensações a uma pessoa que tenha medo de altura quando ela estiver em um lugar alto, assim com o tempo ele começa a associar a altura com coisas boas, ou então pode-se fazercom que um alcoólatra passe mal toda vez que beba, assim com o tempo ele vai associar ao ato de beber a passar mal e não irá querer mais beber. Importante aqui é que o estímulo pareado não é neutro.

Condicionamento operante

O comportamento operante consiste em atos iniciados pelo próprio indivíduo, o condicionamento operante ocorre sempre que as consequências desse comportamento aumentam oureduzem a probabilidade de repetição do mesmo. Por exemplo, se toda vez que um aluno faz uma pergunta na aula a professora elogia e agradece sua participação, esse aluno tende a perguntar mais vezes, mas se ao invés disso a professora ridicularizá-lo o aluno não voltará a participar da aula. A consequência do comportamento inicial (no caso, aprovação ou desaprovação da professora) é o que vai fazera pessoa a ficar condicionada a repetir ou não este comportamento, o nome dessa consequência é reforço, sendo que quando aumenta a probabilidade de repetição é positivo e quando diminui é negativo. O reforço é dividido em três categorias: primário ou não aprendido (fome), secundários ou condicionados, social (atenção, aprovação e afeto). Pode-se também descondicionar respostas através daausência do reforço ou da punição. A punição acontece quando se tem um estímulo aversivo como resposta a determinado comportamento. O problema é que a punição apresenta algumas desvantagens, tais como: se for física pode fugir ao controle, ridicularizar alguém pode deixar marcar psicológicas permanentes, moldam comportamento agressivo. A punição tem eficácia quando há forte laço positivo entre osenvolvidos, quando é escolhida uma punição que não prejudique a pessoa nem física nem psicologicamente.

Existe, ainda sobre condicionamento, a generalização que é a capacidade de transfeir aprendizado para situações semelhantes, e a discriminação que é o processo inverso que é saber diferenciar estímulos e responder de forma diferente a cada um deles.



GESTALT

A Gestalt surge como oposiçãoao behaviorismo e ao estruturalismo. Os gestaltistas criticam o behaviorismo porque acham que o psicólogo deve estudar mais que estímulo e resposta para compreender o fenômeno psicológico. Eles acreditam que entre o estímulo e a resposta há um fenômeno chamado percepção que vai influenciar na resposta de cada um. A percepção é única de cada indivíduo pois cada um percebe o que acontece em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questionário 4 livro ana bock
  • Respostas do capítulo 2 livro psicologias- ana bock
  • Resumo do capilo 21 do livro de Ana Bock
  • resumo capitulo 2º livro ANA BOCK
  • ana bock
  • Ana bock
  • ana bock
  • RESUMO CAP 1 E 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!