1. Qual a concepção de identidade de Carlos Rodrigues Brandão?
Carlos R. Brandão vai afirmar que a identidade é, primordialmente, uma junção de sentimento pessoal (ou seja, é a percepção de si) e consciência de posse. Essa noção fica mais perceptível quando existe a reafirmação através dos trechos "realidade individual" e "reconhecimento individual". Brandão vai defender também a ideia de que a identidade é questão de referência e pode ser constituída com base nos outros.
2. Quais as propriedades do conceito de identidade proposto por André Green?
André Green vai resumir a identidade em três propriedades: Constância, unidade e reconhecimento. Eleafirma que a identidade agrupa várias ideias tais como as noções de permanência e manutenção dos pontos referenciais imutáveis no tempo (ex: nome, nacionalidade). Isto permite uma delimitação e por conseguintes a existência de uma unidade, a relação com o outro e o reconhecimento de si.

3. Fale da importância do “outro” na formação da identidade. Quem são esses outros?
As correntes teóricas da Psicologia afirmam veementemente que a construção de uma identidade passa pelo reconhecimento de um eu. Este reconhecimento só ocorre quando nos diferenciamos do outro. A essa diferenciação do outro, o ser humano procura (conscientemente) ou se apropria decaracterísticas que possam construir sua identidade. As experiências permitem "montar" seu modelo. Vale lembrar que elas não são condicionadoras factuais, mas podem permitir determinadas construções. Os “outros” com quem nos vivenciamos podem ser referenciais de comportamento e de busca por uma identificação. Exemplos: Os pais, professores, amigos, pessoas com mais idade.

4. Qual a concepção psicossocial de identidade?
A concepção psicossocial dá características intrínsecas da identidade como um processo. Defende a ideia de que a identidade está em constante mudança mas pautado numa ótica estática de cada fase de vida do indivíduo como se várias partes de [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Identidade com base no livro "a psicologia e as psicologias" de ana maria bock. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Identidade-Com-Base-No-Livro-a/985667.html

MLA

"Identidade com base no livro "a psicologia e as psicologias" de ana maria bock" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Identidade-Com-Base-No-Livro-a/985667.html>.

MLA 7

"Identidade com base no livro "a psicologia e as psicologias" de ana maria bock." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Identidade-Com-Base-No-Livro-a/985667.html>.

CHICAGO

"Identidade com base no livro "a psicologia e as psicologias" de ana maria bock." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Identidade-Com-Base-No-Livro-a/985667.html.