Liturgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LITURGIA

O que é Liturgia?

Liturgia vem do grego e designa em geral: ação, serviço prestado ao povo, à comunidade.
“ergon” = ação,obra; “leitos”, de “Laos”= povo

No A.T., já era exercida como serviço do Templo prestado pelos levitas. No N.T., esse serviço à comunidade e louvor a DEUS aparecem com vários nomes, desde a “diakonia”, “mysterium”, “mistério”.

São Bento deu-lhe tambémum nome: “opus Dei”, que engloba: o louvor a DEUS e a ação de DEUS em nós, comunicada ministerialmente e em sinais.

A palavra “liturgia” no sentido cristão-eclesial foi introduzida no séc. XVI. Em 1784 etmos a definição (Muratori): “’É o modo de Adorar o verdadeiro DEUS por meio de ritos externos e legítimo, é para testemunhar a glória de DEUS e tornar os homens participantes de sua glória.A encíclica “Mediador Dei”(1947) diz: “A sagrada Liturgia é o culto público que o nosso Redentor presta ao Pai, como cabeça da Igreja; e o culto que a Comunidade dos fiéis presta a cabeça CRISTO, e por meio de CRISTO ao Pai. É o culto público total do Corpo Místico de Cristo, isto é, da cabeça e de seus membros. O documento do Vaticano II sobre a Liturgia diz: “Liturgia é o exercício da funçãosacerdotal de CRISTO, pelo qual, através de sinais sensíveis, se verifica e se realiza, de maneira própria a cada um, a santificação do homem; e através do Corpo Místico de Cristo (cabeça e membros) se exerce o culto público e integral”. Constituição dogmática (Sacrosanctum Concilium,7).


Conceito:

A liturgia è uma ação que tem, por assim dizer, dois movimentos em duas direções: umaação ascendente, para o alto; e outra ação descendente, que desce. Para DEUS sobe o LOUVOR, A ADORAÇÃO A AÇÃO DE GRAÇAS... para a comunidade descem a AÇÃO de DEUS, a COMUNICAÇÃO da SUA MENSAGEM, a AÇÃO SALVÍFICA.

DEUS
E essa dupla ação é uma AÇÃO de JESUS CRISTO que apresenta ao PAI nosso
LOUVOR E NOS ALCANÇA do PAI os DONS SALVÍFICOS.


HOMEM

Açãodupla, tornada visível pela palavra, pelos gestos, ritos e cerimônias: realidades sensíveis constitutivas da liturgia. Por exemplo Sacramentos.
Através dos sinais entramos em contato com o mistério, ela nos revela o sagrado.

A liturgia è feito de momentos Epifânicos de manifestação de DEUS. (JESUS)

Ele se manifesta periodicamente na IGREJA

Qualquer ato litúrgico é a celebração doMistério Pascal.

Ação memorial

A ação litúrgica faz memória, isto é, torna presente, traz para o momento atual os acontecimentos de SALVAÇÃO.
Por exemplo, a EUCARISTIA, a CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA é a atualização, por meio de sinais e ritos, da MORTE de CRISTO na cruz em favor de nós. aqui e agora (celebração eucarística), e nos projeta para o futuro (O REINO de DEUS vai se construindo atéchegarmos a plena comunhão com DEUS e com os irmãos).

A liturgia realiza-se, portanto, de modo sensível, visível, através de palavras, gestos, ritos cerimônias. Mas não é uma coletânea, uma coleção de ritos. As palavras pronunciadas, os gestos, o rito, as cerimônia pertencem à liturgia de modo essencial: pois a ação sacerdotal e mediadora de CRISTO é caracterizada e se processa com sinaisexteriores. Mas, o principal será sempre realidade que as palavras e os gestos querem traduzir. CRISTO louvado por nós, e o Pai continuando a nos salvar.

Como culto oficial da Igreja, a liturgia tem que ser aprovada pela autoridade da Igreja. Mas, a par deste modo oficial de nos comunicarmos com DEUS, louvando-O, e Dele comunicar-se conosco, não se nega com isso a possibilidade de um encontro com DEUSindependente dos sinais externos oficiais da Liturgia.




















Mais sobre a Liturgia

Há uma relação muito grande entre Liturgia e Inculturação. Inculturação é o modo como vamos evangelizar um povo, tendo em vista e usando o modo, os costumes, a língua com que esse povo se comunica com natureza, com os homens e com DEUS.
A Inculturação e as adaptações da...
tracking img