a liturgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTAÇÕES LITÚRGICAS

NORMAS GERAIS

Liturgia

O termo Liturgia significa expressão de fé. Fé como dom do Espírito Santo. É uma ação que se faz com o povo. E toda ação supõe uma reação que no nosso caso é o Serviço.
A celebração litúrgica é o memorial da morte e ressurreição de Jesus. Não é apenas uma recordação do que aconteceu há tantos anos atrás. Não é um teatro e nem umarepresentação. Mas em cada celebração da eucaristia e da palavra, atualiza-se nos nossos altares aquele único e supremo sacrifício de Cristo na cruz. Por isso. a celebração litúrgica deve ser celebrada com muito respeito e devoção. Devemos evitar dois exageros na celebração:
- o legalismo, que é o apego às normas, um rigorismo fechado não dando lugar a uma criatividade sadia prevista pelas normaslitúrgicas;
- o liberacionismo, que desconhece ou passa por cima das normas litúrgicas, desrespeita o essencial da celebração, confunde criatividade com novidade, invencionices e caprichos pessoais.
Quem atua na celebração deve ter uma postura de fé e dignidade. Evite-se qualquer exibição, autopromoção. Tudo deve ser feito para a Glória de Deus e ajudar os fiéis na oração. Deus merece ser louvado com artee bom gosto. E o povo tem direito a uma celebração bonita e digna.
Os participantes da equipe de celebração devem ter um especial cuidado com a roupa: vestidos muito curtos ou decotados, bermudas, camisas de clubes de futebol, camisetas com estampas de bandas de rock, chinelos etc... Os Ministros da Eucaristia, da Palavra e do Batismo tenham sempre seus jalecos ou túnicas bem limpos.
Nacelebração litúrgica há várias atribuições e funções. Cada um deve fazer o que lhe compete, cumprir a sua obrigação sem invadir o que é de competência de outro. A equipe de celebração deve informar a quem presidirá a celebração litúrgica, sobre o que será feito: cantos, procissões, ação de graças... Tudo deve ser feito em sintonia, união e comunhão.

1 - O AMBIENTE
1.1 - A Sacristia
A palavra"sacristia" quer dizer "lugar sagrado". Assim, não deve ser um depósito de papéis, vasos, objetos, material de limpeza. Deve ter uma mesa onde o celebrante possa colocar seus pertences e preparar-se para celebrar dignamente. Na sacristia cria-se o clima de concentração para a celebração. Não deve ser lugar de "corre-corre", barulho, falatório, risadas... Durante a celebração litúrgica (da missa ou doculto), as pessoas não devem ficar na sacristia, conversando, rindo... O sacristão/ã ou pessoa responsável pela igreja/capela deve ser informado sobre o que vai acontecer na celebração para preparar com antecedência o que for necessário: flores, velas, vestes, imagens, sobretudo o material para o batismo, quando houver. Os coroinhas devem se vestir com antecedência e se postar na Procissão deEntrada..
1.2 - A igreja (igreja paroquial/capela)
A igreja, (templo), é um lugar sagrado, onde se reúne a verdadeira Igreja, Corpo Místico de Cristo. Deve estar sempre bem limpa e preparada para a celebração. Os responsáveis pela celebração devem evitar conversar em voz alta ou ficar andando de um lado para o outro, antes e depois da celebração litúrgica. Tudo deve ser preparado com antecedência.
1.3- O Presbitério
O presbitério é o lugar onde está o altar da celebração. Durante a celebração, apenas o celebrante, os coroinhas e os ministros devem ocupar o presbitério. É importante que cada um ocupe seu lugar, que haja cadeiras suficientes para todos. Ninguém deve ficar de costas para o altar. Quando houver batismo, pais e padrinhos podem ocupar os primeiros bancos para acompanhar acelebração.
a) O ALTAR
É o centro de toda celebração. É a Mesa da Eucaristia. Deve ficar vários degraus acima do povo, de acordo com o tamanho do ambiente, para que todos os fiéis possam enxergar o celebrante.
Velas e flores devem ficar fora do altar; no altar, unicamente, Missal Romano (no início), e depois, corporal-cálice-patena-cibório-sangüínio. O altar representa Jesus Cristo. Por isso, é...
tracking img