Vargas e a Segunda Guerra Mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Foi durante o Estado Novo, que Getulio Vargas, implantou um regime de ditadura, no Brasil. Nesse mesmo período estava acontecendo confrontos, entre as grandes potencias mundiaisque eram os países de regimes totalitários ( Alemanha, Japão e Itália ) e as nações democráticas ( Estados Unidos, França e Inglaterra ). Com esse conflito, os grupos buscavam apoio políticomilitar, com algumas outras nações aliadas.
Mesmo nutrindo alguma simpatia pelos regimes fascistas - por isso as autoridades norte americanas, ficaram preocupadas, pensando que o Brasilfosse apoiar os nazistas, entregando pontos estratégicos, e assim dando a vitória ao Eixo - Vargas pretendia permanecer neutro na guerra, pois achava que o país não deveria entrar num conflito que, naopinião dele, não traria vantagem alguma ao seu governo. O fato de que o governo Vargas tivesse entre seus apoiadores ou membros da administração alguns simpatizantes do nazismo (chamados na época de"germanófilos"), isso não tornava o Brasil necessariamente um possível aliado da Alemanha.
Vargas jamais arriscaria uma aliança formal com os alemãs, o que seria o mesmo que uma declaração de guerraao "vizinho rico do norte", os Estados Unidos. Diante de tal acordo, os EUA não hesitariam em invadir o litoral do Nordeste brasileiro para ocupar portos e bases aéreas. Aliás, os militaresnorte-americanos tinham mesmo um plano (jamais executado) de tomar as bases aéreas e os portos brasileiros, caso as negociações diplomáticas falhassem. Nesse plano, os principais alvos eram Natal e oaeroporto de Parnamirim.
Se havia alguma incoerência no fato de a ditadura de Vargas entrar na guerra ao lado das democracias, haveria mais incoerência ainda numa aliança entre o Brasil e a Alemanha. Seriaum absurdo um país multiétnico, de população miscigenada, aliando-se a uma ditadura que pregava a superioridade da raça ariana e a escravização e o extermínio das raças consideradas "inferiores"....
tracking img