Segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO



Buscaremos neste projeto de pesquisa apresentar uma reflexão sobre a segunda guerra mundial sobre o prisma da participação do Brasil na II Guerra Mundial.
Observamos textos que explicam a política externa brasileira desenvolvida por Getúlio Vargas e que apresentam algumas medidas que deveriam ser tomadas para que o país se protegesse e realizasse a defesa da sua soberania,tendo em vista as lições que a Guerra, iniciada em 1939 na Europa, estaria oferecendo para todos os países que queriam continuar livres. Quando o conflito mundial chegou às Américas – através do ataque à base estadunidense pelos japoneses, gerando a declaração de guerra dos Estados Unidos e de alguns outros países americanos contra o Eixo e a ruptura das relações diplomáticas e comerciais de quasetodos os países do continente, incluindo as do Brasil com a Alemanha, a Itália e o Japão – foi notório o aumento de textos em Cultura Política sobre a política externa brasileira, sobre questões militares e sobre a política interna do Regime relacionada à conflagração mundial e ao paulatino envolvimento do Brasil.
O período de 1937 a 1945 no Brasil se caracterizou por apresentar uma nova feiçãopolítica, evidentemente autoritária. Nesse momento, a figura de um Presidente Ditador aparece em cena – Getúlio Vargas, centralizador, nacionalista e apoiado pelas Forças Armadas, à frente da Ditadura do Estado Novo. Defendendo idéias associadas ao reforço da unidade nacional, da centralização de poderes, da crítica ao sistema de representação individual em favor da representação das classes, dasobreposição das necessidades coletivas aos direitos individuais, o 10 de novembro de 1937, com o golpe que estabelece o Estado Novo, é o corolário de medidas adotadas desde 1930.
Após esse breve relato sobre o Estado Novo, a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial coincidiu com o período de desarticulação do Estado Novo. Apesar disso, devemos considerar que nesse período, um idealnacionalista já estava formado na sociedade brasileira, e apesar de contestada, inclusive pela alta cúpula do exército brasileiro, a decisão de participar da guerra, tomada pelo dirigente autoritário, foi combinada pela aceitação de riscos pelo povo, influenciados por uma força de pulsão, resultante de uma derivação direta.
Diante do exposto, nosso trabalho se dará pela linha teórica de História ePolítica.








































2 JUSTIFICATIVA



A escolha do tema é pertinente para que possamos conhecer e entender através da historia a participação do Brasil no período da Segunda Guerra Mundial. Quando conhecemos determinadas situações da história podemos aprender lições que evitarão que erremos mais uma vez.
De um modogeral, podemos dividir o envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial em dois momentos: a neutralidade, quando o governo apoiava a política estadunidense de união americana para a defesa comum, mas mantinha comércio com a Alemanha, barganhando entre esse país e os Estados Unidos para a aquisição de material militar e para a construção da siderurgia pesada no Brasil; e a participação do Brasil nesseconflito ocorrido com o rompimento das relações com o Eixo e com a declaração de Guerra, ou seja, com o alinhamento oficial com os Estados Unidos e com os Aliados. Essa fase é caracterizada pelo envio de matérias-primas fundamentais para o esforço de guerra aliado; pela presença de estadunidenses no Nordeste brasileiro utilizando a área para a defesa continental e como trampolim para as operações naÁfrica e na Europa; e, por fim, pelo envio da FEB para lutar na Itália.
Sobre a neutralidade brasileira em 1941, Edgard Carone (1976) diz que era apenas um desejo do governo brasileiro, bem como de outros países sul-americanos, pois cada vez mais estavam presos a Washington por ser este o único mercado estável que se apresentava, embora a pressão para a colaboração com os EUA ocorresse em...
tracking img