Oligopsonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oligopsônio

Em economia, oligopsônio é uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso dooligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores.
Os oligopsonistas têm poder de mercado, devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, variando apenas aquantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Seria uma situação intermediária entre a de monopsônio e a de mercado plenamente competitivo.
Em microeconomia, monopsonistas eoligopsonistas são assumidos como empresas maximizadoras de lucros e levam a falhas de mercado, devido a restrição de quantidade adquirida, que é uma situação pior do que o ótimo de Pareto que existiria emcompetição perfeita.
Tradicionalmente, a microeconomia assumia que tal problema era pouco relevante, ignorando-o então em seus modelos. Porém, foram verificados casos importantes ao longo do tempo.Um exemplo de oligopsônio é o mercado de cacau, onde três firmas (Cargill,Archer Daniels Midland e Callebaut) compram a maior parte dos grãos de cacau, geralmente produzidos por pequenos agricultoresde países menos desenvolvidos.
O Oligopsônio é um tipo de estrutura de mercado em que poucas empresas, de grande porte, são as compradoras de determinada matéria-prima ou produto primário. Quandoindústrias vendem para indústrias temos o oligopsônio bilateral. Um exemplo é quando as siderúrgicas vendem aço para as automobilísticas, então neste caso, temos tanto o mercado comprador(automobilística) concentrado como o mercado vendedor (siderúrgica) também concentrado. Outra forma de oligopsônio é quando um mercado comprador muito concentrado – com poucas e grandes empresas – negociam com muitaspequenas empresas. É comum encontrar essa forma de oligopsônio entre indústrias alimentícias e seus fornecedores, como por exemplo, fabricantes de massa de tomates que compram tomates de muitos...
tracking img