Atps - teorias adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1 – RELATORIO.
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os obetivos tanto da organização quanto de seus membros.
Para ocupar posições nas empresas, executarseus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandeshabilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização.
As habilidades Humanas são necessárias para um bomrelacionamento, são imprescindíveis para o exercício da liderança organizacional, Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas,comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz comolíderes.
O “ ato de administrar” surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução deseus problemas práticos.
Depois no Egito, Ptolomeu planejou e dimensionou um sistema econômico que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração publica sistêmica e organizada.
Emseguida, na China de 500.A.C., a necessidade de se ter um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, criaram oito regras e principios de administração pública.
Apontam-se aindaoutras raízes históricas. As instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, na idade média destacando-se como administradores natos. Na Alemanha ena Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados de Fiscalistas ou Cameralistas.
A Administração se fazia necessária para...
tracking img