Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: Descobrindo a literatura, ler é uma aventura.
Professora: Aline Santos
Disciplina: Língua Portuguesa

1. JUSTIFICATIVA:

A Literatura é uma dentre várias formas de manifestação da arte, como o cinema, o teatro, a música, a pintura, a dança, a escultura, a arquitetura. Podemos assim avaliar que há pontos em comum e pontos específicos ou particulares entre as artescitadas.
Ao observar um escritor em seu mundo imaginário percebemos uma linguagem especial. Ele busca impressionar e emocionar o leitor, levando-o ao mundo fantástico da literatura. O escritor é um grande transformador, ou seja, um criador de sonhos, de mundos, de ilusões, de verdades. Apresenta um mágico poder em suas mãos, o de criar a realidade de acordo com suas ideias, convicções evivência.
Desta maneira, observamos que a busca pelo mundo da ficção para os adolescentes encontra-se hoje em jogos eletrônicos e internet, levando-os a uma falta de interesse na leitura e na descoberta desse mundo maravilhoso que é ler. Passando a ser um mundo desconhecido de muitos adolescentes, a biblioteca tornou-se obsoleta e nada atraente.
No presente projeto, trabalhamos aredescoberta da leitura através de clássicos da Literatura Brasileira e Estrangeira.
Durante o primeiro semestre de 2011 da Escola Municipal Jardim Viamar, na Disciplina de Língua Portuguesa, os alunos do oitavo e nono anos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da Literatura e de sua história. No início das aulas percebemos que os alunos demonstraram certa resistência, afinal aleitura não está dentre os “hobbies” dos adolescentes. O intuito das aulas eram proporcionar ao aluno um contato maior com os diversos tipos de linguagem, e fazer com que a leitura da obra literária fosse encarada como entretenimento formador de opinião e crítica. Assim o projeto visou o desenvolvimento de aulas teóricas e práticas, separados por: leitura da obra, pesquisa sobre o autor,apresentação da obra lida para o grande grupo, e seguido do fechamento do projeto com a apresentação dos clássicos da Literatura transformados em adaptações para o cinema.

2. OBJETIVOS

Os objetivos Gerais das aulas foram os seguintes:
✓ Incentivar o gosto pela leitura, mostrando ao aluno por que e para que estão lendo;
✓ Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos da LiteraturaBrasileira e Estrangeira;
✓ Levar à compreensão do aluno as etapas de uma obra literária, desde a escolha do seu enredo, personagens, começo, meio e fim;
✓ Desenvolver a capacidade de criticar uma obra de forma clara e coerente;
✓ Mostrar as influências da Literatura na história da sociedade;
✓ Valorizar a habilidade do escritor de recriar a realidade a seu modo;
✓ Reconhecera Literatura como arte transformadora da realidade, da vida humana.

3. CONTEÚDOS CURRICULARES
✓ Literatura – Obras Literárias;
✓ Leitura;
✓ Expressão escrita e oral;
✓ Estudo do vocabulário.

4. METODOLOGIA

Com o surgimento do projeto, houve a necessidade de trabalhar a importância da confecção da carteira da biblioteca, pois muitos alunos perderam asua carteira ou nunca tinham feito. Juntamente com a professora responsável pela biblioteca os alunos foram orientados a associar-se.
Após esse primeiro processo, iniciou-se a retirada das obras literárias, com o auxílio da professora responsável pela biblioteca, os livros foram pré-selecionados. Sendo a literatura brasileira a primeira das leituras, seguida da literatura estrangeira.Realizamos debates em sala de aula referente à escrita das obras, com suas formas coloquiais, gêneros, enredos.
Para concluir, assistimos alguns filmes de grandes clássicos da literatura estrangeira, dentre eles “Romeu e Julieta” de William Shakespeare, o qual foi o fechamento do projeto. Sendo de grande valia, pois os alunos criticaram alguns filmes pela falta de trechos, que há...
tracking img